‘De esquerda’ e bolsonarista, Jó Pereira atrai ‘órfãos’ para campanha de Rodrigo Cunha

Em discurso neste domingo, na eleição do governador-tampão, a deputada Jó Pereira (PSDB) assumiu para si bandeiras históricas da esquerda como a defesa do movimento negro e do Sistema Único de Saúde (SUS) para atrair votos à candidatura do senador Rodrigo Cunha (União Brasil) ao Governo. Jó será vice de Rodrigo.

A estratégia da parlamentar serve para preencher um vazio. A esquerda alagoana está órfã, não tem candidatos competitivos na eleição ao Executivo e está à reboque de famílias políticas tradicionais, como é o caso do deputado federal Paulão (PT) cuja reeleição depende, mais uma vez, do apoio dos Calheiros.

Não são poucos os que chamam Jó Pereira de um dos principais nomes de esquerda em Alagoas, mesmo sem histórico de militância em causas sociais.

Jó é aliada do presidente da Câmara Arthur Lira e vota pela reeleição de Jair Bolsonaro. Na Assembleia, seus discursos criticam o direcionamento dos investimentos sociais do Governo Renan Filho, mas na maior parte das votações na Casa é a favor do Governo.

A deputada não critica o presidente da República, que esta semana disse que os negros eram pesados em arrobas além do histórico de ataques verbais de Bolsonaro contra mulheres e a defesa dele à tortura.

Em 2022 ela escolheu apoiar a reeleição de Arthur Lira. A família é beneficiada em indicações na Codevasf alagoana, estatal-símbolo do orçamento secreto.

Voto

Na eleição indireta, Jó votou em Danúbia Barbosa, que era filiada ao PSOL e hoje está no Avante. Danúbia se coloca como liderança do movimento negro, com críticas a Bolsonaro.

Uma resposta

.