RS: Granizo afeta 2 mil casas

Correio do povo

Cerca de duas mil residências foram danificadas por conta da queda de granizo que atingiu o município de Fontoura Xavier, no Alto da Serra do Botucaraí, nesta segunda-feira. De acordo com o prefeito Tiago Zanotelli (PSB), as pedras também causaram perdas na agricultura. Os moradores estão sendo deslocados para um ginásio e para o prédio da prefeitura. A Emater ainda realiza o serviço para calcular o prejuízo causado.

A Defesa Civil trabalha na distribuição de lonas para os moradores. O prefeito Tiago Zanotelli deve decretar situação de emergência ainda nesta segunda.

Cerca de 30 casas foram destelhadas pelo granizo que caiu entre a noite desse domingo e a madrugada desta segunda-feira em Bento Gonçalves, na Serra gaúcha. De acordo com a Defesa Civil do município, os bairros mais atingidos foram Fátima, Humaitá, Maria Goreth, Municipal, São Roque, Vila Nova, Vinhedos e os distritos de Farias Lemos, São Pedro e Vale dos Vinhedos.

Pelo menos 10 casas foram inundadas pela água, mas não há registro de moradores que tiveram de deixar as residências. Os bombeiros e a Defesa Civil trabalharam durante a madrugada na distribuição de lonas e desobstrução de bueiros. O agente do órgão municipal, João Lima, afirma que o trabalho irá continuar durante todo o dia.

Em Vacaria, 20 casas foram destelhadas em razão de um vendaval que furou cerca de 30 minutos na tarde de domingo.

.