Comemoração dos 29 anos da Lei de Cotas para pessoas com deficiência em Alagoas

Da assessoria

Você sabia que do total de pessoas com deficiência e reabilitados empregados, mais de 92% se encontram contratados por empresas que possuem a obrigação legal de manutenção da reserva legal de cargos?

Com objetivo de celebrar o aniversário da Lei de Cotas, a rede de inclusão da pessoa com deficiência e reabilitados no mercado de trabalho em Alagoas promoverá durante os dias 04, 05, 06 e 07 de agosto, uma série de eventos virtuais para debater a importância da manutenção da política pública de reserva de cotas, contar os avanços e a história das instituições e das pessoas que fazem o nosso Estado mais inclusivo.

O evento conta com a participação de aprendizes, familiares, profissionais da área, autoridades públicas. As LIVEs, com tradução em libras, serão transmitidas pelas redes sociais de cada instituição participante, conforme a programação abaixo:

LIVE I – Dia 04/08, terça-feira, às 16h

Tema: O papel da ADEFAL e do INSS na inclusão da PcD no mercado de trabalho

Transmissão: Canal Adefal Org no Youtube

Participantes: Telma Albino (Mercado de Trabalho – ADEFAL); Andrea Cristina (Chefe da Reabilitação Profissional do INSS/AL) e Marcelo Lima (Programa de Educação Previdenciária do INSS/AL).

LIVE II – Dia 05/08, quarta-feira, às 10h

Tema: Programas de estágio e aprendizagem destinados às pessoas com deficiência: práticas e desafios

Transmissão:

Participantes: Lilene Cristiane Ruy (Supervisora de Inclusão Social – Inclui CIEE); Fabiana Fernandes (Supervisora CIEE Alagoas); aprendiz e empresa convidada.

 

LIVE III – Dia 05/08, quarta-feira, às 17h

Tema: O desenvolvimento da autonomia da PcD e inserção no mercado de trabalho

Transmissão: Instagram @apaemaceio

Participantes: Edvania Patrícia, Patrick Matheus (Unicompra), Lizandra Correia (APAE/AL), Deputado Estadual Leo Loureiro (PP/AL).

 

LIVE IV – Dia 06/08, quinta-feira, às 15h

Tema: Entrega virtual da carta da rede de proteção da pessoa com deficiência em Alagoas para a deputada federal Tereza Nelma

Transmissão: Canal Pestalozzi de Maceió Oficial no Youtube

Participantes: Deputada federal Tereza Nelma (PSDB/AL); Marília Carnaúba (Psicóloga do Programa de Aprendizagem da Pestalozzi Maceió); Pedro Mortari (Acionista Gestor do Outback); Monique Rocha (Gerente de RH/DP da FAT); ex aprendizes, familiares e pessoas com deficiência.

 

LIVE V – Dia 06/08, quinta-feira, às 17h

Tema: As cotas das pessoas com deficiência e as políticas públicas

Transmissão: Instagram @cyroacccioly

Participantes: Jedalva Santos, gestora do Centro Educacional Cyro Accioly; Paulão Deputado Federal (PT/AL) e Gino César Meneses Paiva, Superintendente de Políticas de Apoio à Pessoa com Deficiência.

 

LIVE VI – Dia 07/08, sexta-feira, às 15h

Tema: A importância da Lei de Cotas e boas práticas no processo de inclusão social da pessoa com deficiência (AAPPE/IRIS)

Transmissão: Canal AAPPE Maceió-Brasil no Youtube

Participação: Aline Trindade (Empregabilidade e Inclusão – AAPPE/IRES); Adriana Floriano (RH Unicompra); Cristiane Márcia (Unicompra); Daiane Araújo (RH Palato); Natália Mendes (Palato); Leandro Carvalho (Auditor-Fiscal do Trabalho).

Intérprete de Libras (AAPPE/IRES): Roberta Rafaele.

 

LIVE VII – Dia 07/08, sexta-feira, às 19h

Tema: Cotas, coquetéis e pastéis. Evento culinário e didático sobre a inclusão.

Transmissão: Canal Plantão Trabalhista no Youtube

Participação: Gustavo Amorim, jornalista; Rafael Giguer, Auditor-Fiscal do Trabalho da SRTb/RS e conselheiro do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CONAD; Leandro Carvalho, Auditor-Fiscal do Trabalho da SRTb/AL;

Intérprete de Libras (AAPPE/IRES): Andrea Moraes e Roberta Rafaele.

Deixe uma resposta