Bolsonaro vai contestar medidas restritivas e pleitear devolução de passaporte

Brasília (DF), 18/10/2023, O ex-presidente Jair Bolsonaro, fala com jornalistas, na sede da Polícia Federal em Brasília. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro decidiu contestar as medidas impostas pela Operação Tempus Veritatis da Polícia Federal. Nesta quarta-feira (14), através do ex-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten, foi confirmado à CNN Brasil que ele planeja pedir na Justiça a devolução de seu passaporte.

A defesa de Bolsonaro argumenta que não há elementos na investigação que justifiquem a apreensão do documento e ressalta que ele possui diversos convites para eventos e atividades no exterior.

A saída de Bolsonaro do Brasil durante a posse de Javier Milei na Argentina foi comunicada às autoridades competentes.

Os advogados também planejam enfatizar que todos os eventos internacionais para os quais ele teria sido convidado já têm datas definidas.

A retenção do passaporte é considerada pela defesa como um cerceamento de sua atividade política.

Entre os convites recebidos por Bolsonaro estão a visita a locais de ataques do Hamas em Israel e a participação em encontros no Bahrein, além da possibilidade de visitar campos de concentração na Polônia.

.