BLOG

Bóia ou Costa na saúde de Maceió?

Jurandir Bóia ou Cleber Costa. Bóia, médico, é do PDT; Costa, médico, é do PSB.

A proposta é que um deles assuma a saúde em Maceió, que equivale a 33% do orçamento da capital.

A diferença é gigante entre eles, neste momento.

Bóia foi deputado federal. Conhece os corredores de Brasília. Sua experiência política é importante num momento em que a pasta precisa captar recursos federais para ampliar ações do SUS, como a Estratégia de Saúde da Família.

Maceió é uma das cinco capitais com menor quantidade de equipes deste tipo, cujo papel fundamental é uma medicina preventiva, que organiza atendimentos em postos de saúde e controla o fluxo de pessoas à procura de UPAs e do Hospital Geral do Estado.

Sem isso, nada de SUS que funcione.

Sim, Jurandir Bóia é político, o novo prefeito JHC por ingenuidade ou para lacrar nas redes sociais abominou as indicações políticas na saúde durante a campanha eleitoral, mas precisa de quem entenda o menu federal para atrair os investimentos. Na saúde e em todas as áreas.

Sem políticos, não existem investimentos públicos. São as regras do jogo.

Cleber Costa foi vereador, é político de mandato mas sua experiência em Brasília é bem menor que a de Bóia.

Pode-se perguntar : José Thomaz Nonô, atual secretário municipal de Saúde, foi deputado federal. Qual a mudança na saúde?

É diferente: o prefeito Rui Palmeira não nomeou Nonô para a saúde. Mas sim um subprefeito para girar uma varinha de condão porque o prefeito não quis rugas ou cabelos brancos com a administração.

Um prefeito entusiasmado- como JHC mostra ser- teria efeitos diferentes num contexto tão áspero, nomeando um secretário com experiência em Brasília.

Não existe mágica nem milagres. Existem gestores bons ou ruins.

JHC tem a liberdade de escolher o lado que quer ficar.

4 respostas

  1. Não duvido do potencial e vigor do Dr. Cleber Costa, pessoa esta com extremo conhecimento tecnico da Saude de Maceio, além de sua facilidade de comunicação com todos os setores, sindicatos envolvidos? Nonô pode até ter acesso em Brasília. Falta de acesso tem a populacao e todos aqueles que precisam chegar até ele, para dialogar, opinar, esclarecer, tamanha a sua prepotência, falta de educacao e arrogância. Ser secretario de saude é uma combinação de qualidades e defeitos e nessa balança ganha disparado Dr. CLEBER COSTA.

  2. Dr. Jurandir Boia, sem sombra de dûvida é melhor pra Maceió já foi Secretário Estadual de Saúde no governo Ronaldo Lessa e foi muito competente na aérea da Saúde será uma grande escolha.

SOBRE O AUTOR

..