BLOG

Paciente de clínica de reabilitação é espancado até morrer em Maceió

Uma pessoa internada em uma clínica de reabilitação credenciada pela Prefeitura de Maceió foi espancado até a morte. Segundo a Defensoria Pública, desde o ano passado se recomendou a suspensão das internações nesta e em outras clínicas, que não foi acatada.

Cledson Ney da Conceição Lima, de 21 anos, estava em uma briga entre pacientes também internados na clínica. No vídeo, ele está sem camisa e agarrando outro paciente pelo pescoço com uma camisa vermelha. Outro paciente avança em Cledson e tenta sufocá-lo até ele cair no chão e ser atendido por um suposto funcionário do local.

Outro vídeo mostra Cledson deixando a enfermaria da clínica, após ficar em observação. Ele acabou levado ao Hospital Geral do Estado e, segundo laudo do IML, morreu por espancamento.

A Defensoria Pública alega que desde outubro suspendeu o atendimento em todas as clínicas de reabilitação, após inspeção realizada pela Secretaria Estadual de Saúde em outubro de 2023.

Porque as clínicas de internação involuntária estão com “falta de estrutura, segurança precária, ausência de profissionais especializados e carência de medicamentos”. Situações que, segundo defensor Público Ricardo Melro, comprometem o processo de reabilitação e colocam os pacientes em risco de morte.

“A recomendação da Defensoria Pública ocorreu após rigorosas visitas técnicas e análises de relatórios enviados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesau), em que se revelou um cenário preocupante de negligência e falta de condições adequadas de tratamento”, diz nota da Defensoria emitida nesta sexta-feira, 3 de maio.

“Vale ressaltar que a obrigação do Estado e Município de adotarem medidas para o credenciamento desses estabelecimentos já foi levada à justiça pela Defensoria Pública. Em 2015, a Justiça acatou o pedido da Instituição e determinou a realização do credenciamento e estruturação das clínicas, mas não houve medidas efetivas e eficientes para resolver o problema”, explica a Defensoria.

SOBRE O AUTOR

..