Banco de Currículo para trabalho de negros nos bancos deve ser aplicado em quatro estados

Iniciativa é da Federação dos Bancos e Governo Federal; Bahia, São Paulo, Minas e Rio

Do Repórter Alagoas

Um protocolo de intenções, assinado entre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial- em julho do ano passado- começou a ser aplicado na prática no mercado de trabalho. Ele cria um banco de currículos para o recrutamento de pessoas negras para trabalhar nos bancos.

A ideia consiste na disponibilização do site Valorização da Diversidade, com campo para inscrição de candidatos. À Febraban cabe a recomendação aos bancos para priorização dos currículos cadastrados, principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. A efetividade da ação será constatada através de um sistema de monitoramento, cuja plataforma será proposta pela SEPPIR na próxima reunião, agendada para 27 de junho.

“Para além do cadastro de pessoas negras no site, nós temos que articular parcerias que qualifiquem os candidatos para que eles correspondam ao perfil das vagas disponíveis e tenham maiores chances de ocupar essas vagas”, disse a ministra Luiza Bairros. Pelo acordo, a SEPPIR está comprometida com a difusão da proposta junto às universidades que adotam o sistema de cotas raciais, bem assim com a promoção de atividades que estimulem a participação do Movimento Negro.

.