BLOG

A derrocada do espírita conservador

O jeito brasileiro de ser espírita conservador tem deixado muito a desejar, e relendo Kardec, é possível compreender o quanto a vala que existe entre o bom senso e a estultície é imensa.

O codificador deixou sérios alertas quanto as possíveis ações dos espíritos enganadores, chame-os pseudo-sábios, hipócritas ou presunçosos; e toda a investidura destes para enganar, ludibriar, confundir o espírita em atividade.

Tais comunicadores de má fé, utilizariam palavras bonitas, usariam linguagem rebuscada e manejariam o convencimento sob roupagens atraentes, ou seja, armariam verdadeiras ciladas à espera de um instante de fraqueza.

Será que os espíritas conservadores e direitistas brasileiros, caminharam por uma via alternativa de fascinação?

Foi mesmo impossível não lembrar de Bolsonaro e a visão de um homem no cavalo branco que o apontaria como escolhido, Sergio Moro e uma possível reencarnação de Emannuel, a república arbitrária de Curitiba e o desrespeito à Constituição do nosso país. Foi impossível não lembrar de espíritas ativos nas casas disseminando o ódio pregado nas ruas e palanques, e tudo isso mostra o quanto não foi necessário os espíritos pseudo-sábios investirem na confusão destes espíritas, pois seria algo obsoleto.

Imaginaria Kardec que o equívoco trazida ao seio de um núcleo espírita em um país do tamanho de um continente, poderia ser motivado por questões humanas pontuais e eivadas de senso materialista, e este conglomerado usaria seu próprio nome neste fuzuê que mistura teoria e prática gerando um caldo horrendo de ignorância letal?

Não podemos deixar de analisar este fenômeno e o quanto ainda se sustenta esta ignorância no meio espírita, mesmo um ano depois de vermos o país transformado em pátio de miserabilidade crescente, afetando as humanas histórias de nossa gente e de cada um de nós.

Citar Kardec de maneira esvaziada, levou grande parte dos espíritas brasileiros a se tornarem seus próprios obsessores, vestindo a roupagem dos pseudo-sábios nas reuniões, nas relações, influenciando milhares a seguirem a cegueira que os guia.

Não foi preciso fingir bonomia nem falar galantemente, para encontrar elementos de atração. Bolsonaro imitou arma com a mão e falou porcamente na mídia, agrediu e ameaçou, ainda por cima apresentou um projeto de governo tosco, com uma política econômica punitiva e outras tantas medidas injustas, e tem cumprido à risca o que prometeu; a violência e a desigualdade grassam.

O espírita afinado com a necro-política não percebe o erro histórico que cometeu, o flagelo social imposto às famílias pobres e a todos os trabalhadores, a penalização dos vulneráveis e, principalmente a incoerência da dita “pessoa de bem” que diz defender família e bons costumes, mas, que em verdade se tornou sinônimo de cúmplice do fascismo no Brasil.

O estudo continua se apresentando como caminho mais seguro, mas não pode ser qualquer estudo. Se os espíritas brasileiros se revelaram capazes de fazer leituras de Kardec e apoiar Bolsonaro, nada traria mais evidência de que muitas leituras são feitas sem interpretação justa.

O estudo precisa seguir a razão crítica, e fazer esforço de isenção da carga de juízo de valor herdade das igrejas, a confundir movimento espírita com nicho de moralismo e assepsia social.

Espiritismo é renovação! Assumamos esta assertiva, estudemos mais. Existem grupos que agregam nas redes sociais e direcionam formação, abrem espaços para diálogos produtivos; existem estudiosos espíritas libertários com canais do youtube, dissertando sobre temáticas contemporâneas à luz do Livro dos Espíritos e outras obras de valor, assim como também existem outras vias para se chegar a saberes úteis.

Ser o próprio obsessor não torna o espírita evoluído, mas nos alerta sobre o risco da estagnação em pontos de sombras interiores, que podem existir em todos nós, e somente são superados quando acatamos a luz da razão, do bom senso e do amor que irmana.

Ainda não é o fim da história, mas é a sequência de uma batalha antiga que insiste em ser dual, usando as tarjas do bem e do mal. Contudo, dos erros podemos colher aprendizados, se formos humildes em nossos corações. A história conta com as nossas mãos para remodelar as situações e circunstâncias.

Que o espiritismo brasileiro assuma a candeia e a erga, sem medos nem temores. As sombras não são trazidas pelos agentes externos e apenas esta compreensão pode nos libertar da estagnação na inferioridade.

15 respostas

  1. Parabéns ao excelente texto. Divulguei a todos os.meus contatos como.forma de ajudar as suas reflexões sobre este difícil momento vivido por.varios grupos religiosos. Bjs e muito axé

    1. Maravilhoso texto. Deus seja louvado, com Cristo, a Mãer de Nazaré e todas as Legiões do Bem a serviço do Pai Maior aqui na Terra: Parafraseando Lula: ‘-A Esperança vencerá o ÓDIO, o mal!” Certo! é irrevogável e inexorável a LEI DO PROGRESSO E SEUS EFEITOS! Se não conseguiram deter a Primavera, que se dirá A LEI DO AMOR! Bendito Kardec!!

  2. Maravilhoso texto e de necessária reflexão por aqueles que estão à frente das casas espíritas.

  3. Sou seguidor da doutrina espírita, mas confesso que meus estudos da doutrina ainda são extremamente parcos. Todavia, tenho visto, principalmente na internet, pessoas renomadas na doutrina pregando visões muito distorcidas dos princípios espíritas.
    Fico muito triste por ver tais “expoentes” (não citarei nomes, pois são muitíssimo conhecidos e “famosos” e não cabe à mim julgá-los) do espiritismo prestando-se a tal papel.
    Mas isso não me afasta da doutrina. Muito pelo contrário, aproxima-me cada vez mais fortemente do verdadeiro espiritismo, um espiritismo que busca a essência da mensagem de Jesus, do Sidarta Gautama (o Buda), de Mohammed (Maomé) e de tantos outros espíritos de extrema evolução que estiveram entre nós, nos deixaram a mensagem da Criação Suprema e continuam, a partir de outro “lugar” a nos enviar sua sabedoria à favor de nossa evolução.
    Parabéns pelo artigo.

    1. Como você é ético, e por ser espírita prefere não divulgar nomes, eu como não sou posso citar um que já não suporto mais ouvir suas palestras: Divaldo Franco.

      1. Só que vc não diz por que, não suporta mais ouvir Divaldo Franco? Julgar é fácil. Exponha o seu ponto de vista.

  4. O espiritismo virou mais uma religião que esta mais interessada em atrair fiéis,com muito personalismo e criando mitos que são tratados como “santos” e são somente seres humanos como qualquer outro cheio de defeitos e virtudes.
    Não precisamos de lideres espirituais e sim de homens e mulheres com coragem,sabedoria e vontade de fazer o bem,ama teu próximo como a ti mesmo foi essa a lição principal de Jesus e Francisco de Assis .Não esqueçamos que fazemos parte do mundo ocidental…..então….estudemos mais o mundo oriental.

  5. Parabéns pelo texto informativo e também esclarecedor. Lamentável o que ocorre no momento com alguns espíritas que por falta de entender o tríplice aspecto da filosofia espírita se coloca como um ser radical e de direita estabelecendo uma triste divisão voltando inclusive a hábitos e falas próprias da Idade Média pois ainda não conseguiram deixar os seus tristes hábitos do passado.Os espíritas cristãos estudam e respeita Kardec pelos seus exemplos e trabalho sério com o Cristianismo redivivo. Cabe a nós espíritas que estudamos enfrentarmos este momento com bom senso discernimento e muita convicção de não abaixar a cabeça para aquele que quer vencer no grito exatamente por ter um conhecimento sólido da Doutrina .Com amor sabedoria e conhecimento enfrentarmos estes falsos profetas que podem estar sendo influenciados pela ignorância de espíritos de baixo padrão vibratório .Desta forma Kardec i codificador e Chico Xavier maior exemplo de ser humano e espírita cristão poderão contar conosco para continuar respeitando e divulgando está doutrina consoladora que é o Espiritismo.

  6. Já vi casa espírita falir, uma trazendo médicos de cura aonde pessoas se amontoavam e em visitas já vi adicionarem coisas como pedras que seriam tocadas pelos que ali estavam e agora essa de apoiar mentes nefastas na política. Vão falir também.

  7. Espíritas de pouca fé. Até mesmo Jesus foi julgado pelas leis dos homens. Então nos foi permitido sim julgar, porém com base na experiência de vidas de muito esforço e auto-negação. Moises, matou um soldado Egípcio, não se esqueçam que o mesmo se reúne com Jesus e Elias. Neste planeta, o que importa é ter moral, custe o que custar. Falam de Bolsonaro, mas não conseguem ver suas obras no bem, o que importa é a moral para realizar boas obras. Se você não tem, cegueira da sua parte. Talvez numa próxima vida, você consiga educar seus filhos a não gostarem de funk, a não transarem cedo, a terem imagens saudáveis na internet, a terem pouco para serem alguém, caso contrário, você precisa sim viver muitas vidas mesmo nessa imundice e ser revoltado com o conservadorismo, porque este sim é eterno. Para poucos, estamos vivendo últimos tempos na terra, para outros ainda haverá muito dor e rungir de dentes. É chegado o tempo onde homens de bem, estão tomando seus postos, custe o que custar.

  8. Vamos la. para a doutrina espirita ser de esquerda tem que ir no ´´pentateuco´´ pegar o Evangelho segundo o espiritismo, e rasgar… Os metodos as armadilhas do socialismo da esquerda não condis com o Cristianismo… Os espíritas de esquerda, os catolicos de esquerda, os evangelicos de esquerda estao na “RELIGIÃO“ errada…

  9. Ana Claudia, que bom ter chegado neste espaço. E assim encontrar um pensamento crítico, que certamente incomodará muito, mas que traz luz, a meu ver, neste momento de tantas contradições.
    Nas minhas “certezas” eu sempre me pergunto se posso estar equivocado, principalmente ao ver tantas pessoas em que eu considero de bom senso com opiniões antagônicas as minhas. Só o tempo me dirá. Neste momento, estou alinhado ao que você compartilha no seu blog.
    Persista na sua jornada. Ah, e parabéns pela sua coragem. Dizer o que pensa ajuda a muitos, mas em um planeta de provas e expiações, tem um alto preço. E suponho que você bem saiba disso. Muito obrigado.

SOBRE O AUTOR

..