Crianças assistidas pelo Unicef participam de sessão ordinária da Câmara

Crianças assistidas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) na capital alagoana participaram ativamente da sessão ordinária na Câmara Municipal de Maceió. Os garotos e garotas estiveram na Casa de Mário Guimarães em virtude Dia Mundial da Criança e do Adolescente (20 de novembro), comemorado nesta quarta-feira. Os menores foram coordenados por Robert Gass, chefe do Território Semiárido do Unicef Brasil.

Na sessão, ainda, foi lido projeto de lei elaborado pelas comissões permanentes dos Direitos Humanos e da Criança e Adolescente, instituindo o 22 de novembro como Dia Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O projeto foi subscrito por Robert Gass.

“Espero que essa data não fique só por hoje, mas que se repita em várias ocasiões e que outras crianças, assim como nós, possam ter a mesma oportunidade”, disse a estudante Maria Eduarda, de 12 anos, que simbolicamente representou a vice-presidente da Casa, vereadora Silvania Barbosa (PRB).

Morador do Fernão Velho, o também estudante Akysson Hasller Ferreira, de 17 anos, viveu um dia como prefeito de Maceió. Na tribuna da Casa, ele contou como foi a experiência. “Estive hoje pela manhã na prefeitura, ao lado do vice-prefeito Marcelo Palmeira. No começo estava muito nervoso, mas logo relaxei e pude viver a experiência de forma muito positiva. Eram muitas câmeras filmando, tirando fotos e comparei aquilo tudo com o que vive um jogador de futebol. Lembro que quando soube que seria prefeito por um dia, minha avó ficou muito emocionada e com os olhos cheios de lágrimas. Hoje, estou aqui para falar sobre o que acontece com as crianças vulneráveis, que acabam se envolvendo com drogas e criminalidade. Infelizmente, essa é a realidade de muitas crianças em Alagoas e Maceió. Aqui na Câmara, é o lugar para que essa realidade também possa ser mudada”, disse o adolescente, que estuda o 1° ano do Ensino Médio na escola Estadual Padre Cabral.

Representante do Unicef, Robert Gass também falou a respeito de data e da presença das crianças e adolescentes na Câmara de Maceió. “20 de novembro é o dia consagrado a crianças e adolescentes em nível mundial. O Brasil foi um dos primeiros países no mundo a estabelecer direitos em lei. Hoje, aqui na Câmara e durante a manhã na prefeitura de Maceió, os adolescentes assumem cargos de chefia e podem viver um pouco da responsabilidade de aprender como funcionam os mecanismos que servem para melhorar a vida deles e de suas famílias. Acredito que é uma experiência bastante diferentes para eles”, declarou.

Já a vereadora Silvania Barbosa se mostrou entusiasmada com a presença da garotada ao lado dela e demais colegas. “A força da criança e da juventude sempre nos move, nos dá ainda mais força para seguir em nossa missão aqui na Câmara. Sejam bem-vindos porque esta Casa é de vocês também”, disse Silvania.

Fonte: Assessoria

.