Zoológico solicita aos visitantes que evitem exibir celulares aos gorilas; motivo impressiona

É recomendado evitar exibir fotos e vídeos em celulares aos gorilas, pois isso pode perturbar a espécie e impactar seus relacionamentos e comportamentos familiares, conforme alertado por um aviso no Zoológico de Toronto, no Canadá

A diretora de conservação e bem-estar da vida selvagem do zoológico, Maria Franke, explicou que Nassir, um gorila que vive no local, costuma se distrair e deixar de interagir com os outros ao assistir a esses vídeos.

Apesar do encanto dos animais pelos aparelhos móveis ser retratado em vídeos que viralizam nas redes sociais, outros profissionais do ramo não consideram essa atração como um vício.

Chris Martin, pesquisador do Zoológico de Indianápolis, argumenta que os primatas provavelmente estão apenas curiosos, pois possuem inteligência e interesse pela correspondência entre imagens digitais e coisas reais no mundo.

Confira outros casos:

Um alerta fora do comum também foi emitido em um zoológico nos Estados Unidos, após um gorila adolescente começar a exibir comportamentos preocupantes devido à exposição frequente às telas dos dispositivos dos visitantes no ano passado.

O gorila chamado Amare, residente do zoológico Lincoln Park em Chicago, tem passado bastante tempo observando fotos e vídeos exibidos pelos visitantes através do vidro da sua área. Essas imagens incluem selfies, vídeos de animais de estimação e até mesmo imagens do próprio Amare.

Os cuidadores notaram que o gorila desenvolveu comportamento antissocial e apático, chegando a ignorar manifestações de agressão de outros gorilas jovens. A atenção de Amare estava visivelmente distraída, de acordo com Stephen Ross, diretor do Centro Lester E Fisher, especializado na conservação de primatas.

Recentemente, a equipe do zoológico precisou instalar uma corda para manter os visitantes afastados do vidro, além de intervir para explicar a problemática em relação ao uso de telefones.

Essa situação criou um ciclo vicioso, onde quanto mais as pessoas exibiam seus dispositivos, mais Amare desejava ver as imagens, reforçando o comportamento inadequado das pessoas. Ross enfatizou a importância de resistir à tentação de permanecer sentado e olhando fotos por horas com o gorila, ressaltando que é necessário fazer o que seja melhor para os animais.

.