Relatório aponta atitude dos adolescentes em relação à ciência

Pais desempenham papel fundamental no desenvolvimento do interesse

Anna Kuchment-Scientific American Brasil

No início da semana, o Movimento de Escoteiras, que completa 100 anos em 2012, emitiu um relatório interessante sobre as atitudes das adolescentes em relação às ciências e à matemática. Confira alguns curiosos destaques:

– 74% das meninas entre 14 e 17 anos se declaram interessadas em ciências, tecnologia, engenharia ou matemática (Stem, na sigla em inglês).

– Os pais desempenham papel importante para atrair o interesse dos filhos para estas áreas. Dois terços das meninas que afirmaram ter interesse em ciências, matemática ou engenharia têm mães ou pais que incentivam essa curiosidade, em comparação com apenas um terço das meninas que relataram pouco interesse. Isto é válido para os dois gêneros, visto que o papel dos pais se destaca bastante em estudos semelhantes, particularmente neste, de Jon D. Miller, da University of Michigan.

– Meninas hispânicas e afro-americanas apresentaram um interesse ainda maior nessas matérias que as caucasianas.

– Existe uma diferença entre o interesse das meninas nestas áreas e o desejo de seguir carreira como cientista ou engenheira. A primeira escolha de carreira entre as meninas interessadas em ciências é a medicina/ assistência à saúde, que não é considerada uma carreira Stem. As outras quatro áreas mais populares foram artes/design, seguida de ciências sociais, entretenimento e comunicação/ meios de comunicação. As ciências físicas e biológicas ocuparam o sexto lugar, sendo a primeira escolha de 57% das meninas interessadas em Stem. Entre as meninas não interessadas em ciências, as carreiras de artes/design e entretenimento foram as preferidas.

– Por que existe esta diferença? A pressão e os estereótipos de gênero podem ter relevância, já que 50% de todos os entrevistados disseram que as meninas da sua idade normalmente não consideram uma carreira nas áreas de ciências ou tecnologia.  Além disso, talvez muitas meninas não acreditem que uma carreira científica poderia ajudá-las a atingir seus objetivos. De acordo com o relatório, as meninas querem uma carreira que lhes permita ajudar as pessoas (94% das meninas interessadas em Stem; 83% das não interessadas) e fazer a diferença no mundo (92% das meninas interessadas em Stem; 82% das não interessadas).

Estudos como esse enfatizam a responsabilidade dos adultos, e especialmente dos pais, em apresentar às crianças toda gama de possibilidades para suas vidas. Devemos lembrá-las de dar o mesmo peso para literatura, artes, matemática e ciências.

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