Rede de franquias preparam 100 lançamentos

Renato Jakitas – Estadão

As redes de franquias preparam o lançamento de ao menos 100 novas marcas nos próximos meses. A enxurrada de opções para quem pretende abrir o seu negócio ocorre por conta da realização – entre 13 e 16 de junho – da principal feira do setor, organizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

De acordo com Ricardo Camargo, diretor-executivo da associação, a feira deve movimentar perto de R$ 400 milhões. ‘A expectativa é fechar 25% mais negócios em 2012 em relação ao ano passado’, afirma Camargo. ‘Algumas empresas apresentarão quatro, cinco, até seis marcas novas durante o evento.’

É o caso, por exemplo, do Grupo Ornatus, comandado pelo empresário Jae Ho Lee. A empresa investiu R$ 4,5 milhões para aumentar seu portfólio, que já conta com marcas como Morana e Balonè (bijuterias e acessórios), além da Jin-Jin (refeições rápidas com inspiração na cozinha asiática).

Além de uma joint venture na área de acessórios, o grupo aposta em três novas marcas no segmento de alimentação – Jin-Jin Sushi, fast-food de comida japonesa, Little Tokyo, rede de restaurantes que funciona em áreas anexas à praça de alimentação de shoppings, e o MySandwich, parceria da empresa com o banco de investimento português Explorer para o mercado de lanches com apelo saudável.

Também na área de alimentação, o departamento de marketing e expansão do Habib’s vai destinar parte significativa de seu esforço durante o evento para alavancar o Box 30.

Essa franquia, menor em relação ao restaurante convencional da marca, tem o objetivo de vender salgadinhos e massas em espaços de até 70 metros quadrados. A operação foi lançada no final de 2010 e passou por testes em lojas instaladas na capital e Santos. ‘Agora ela está pronta para ser massificada’, garante João Penna, diretor de expansão da rede. ‘Queremos abrir oito lojas até o final do ano e chegar a mil unidades em cinco anos’, planeja.

Medicamento

A Farmais, rede de drogarias que integra o Grupo Brazil Pharma, pretende aproveitar a feira para colocar em curso seu novo modelo de negócios, que prevê metas agressivas de expansão para os próximos anos. Com 358 lojas, número que mantém-se praticamente inalterado desde 2010, a Farmais vai abandonar o modelo técnico que tradicionalmente emprega para a escolha dos franqueados que operam sua marca.

‘A Farmais sempre foi tímida, apenas convertia farmácias existentes para a bandeira da rede. Agora, não. Queremos ser opção para o investidor que não sabe se abre uma franquia de pão de queijo ou uma drogaria’, afirma Renato Lobo, diretor de relações com investidores da empresa. Para ganhar terreno, o executivo conta que a empresa passou por uma profunda reestruturação.

‘Agregamos alguns funcionários egressos de outras áreas, como logística, varejo e serviços, e assim formatamos um novo processo, que torna possível para qualquer investidor ser proprietário de uma farmácia’, garante Lobo.

A ideia da Farmais, pelo menos na essência, não difere da estratégia da Onodera, que dispõe de 54 clínicas de estética corporal e facial espalhadas pelo País – nove lojas próprias e as demais franqueadas. A rede pretende lançar um novo formato de franquias, com desembolso inicial até 40% menor por parte do investidor. Trata-se de uma espécie de ‘franquia light’ para cidades de pequeno e médio porte (a partir de 250 mil habitantes). ‘Existem cidades em que não se justifica o investimento de R$ 420 mil para uma clínica de 200 a 400 metros quadrados. Projetamos um negócio menor (150 a 200 metros quadrados) e com aporte inicial de R$ 290 mil’, afirma a diretora da rede, Lucy Onodera.

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