BLOG

Pela cultura livre

Certamente tem muita gente feliz com o provincianismo que caracteriza Alagoas!

São os que lucram no coro dos contentes, e mesmo sem posses materiais significativas, conseguiram espaços simbólicos (os quais utilizam em benefício dos interesses elitizados) para receberem saudações, confetes, serpentinas…no palco das representações medíocres de felicidades…

Ah conterrâneos ditos cultos! A vós pertencem inúmeras responsabilidades pela inglória de nossa vida real!

Vós que poderíeis movimentar a roda do conhecimento em benefício da vida, mas escolhestes o cômodo papel de figurantes na história política e cultural, narrada com indiferença ou declarada tendência ao poder…e quereis ser revolucionários, poéticos e cantantes da liberdade, dentro da equação segura da estrutura pérfida, embora reluzente.

Não sinto atração pelas mentiras que enfeitais!

Alagoas real passa diante dos meus olhos, a sinto em minha pele, e comungo todos os dias com o outro lado do muro; onde a saudade e fragilidade da sobrevivência escrevem os textos que traduzo. Quero seguir assim, traduzindo aquilo que não vos interessa. Serei a voz de quem não ganha, porque aprendi a viver com os que conquistam os centímetros do chão onde pisam.

Será errado seguir o poder?

Absolutamente.

O erro está no fingimento de ser, cantando as canções do que não é, fragilizando a força de quem precisa de representação como efeito histórico.

Deste lado onde a dor canta suas esperanças, eu permaneço. Assim me vejo poesia, sem romper com a realidade, sem transformar as lutas  milenares em meras fantasias.

SOBRE O AUTOR

..