Otimismo e bom humor podem aumentar longevidade, diz estudo


Minha Vida

Se você pretende ter uma vida longa, pesquisadores do Albert Einstein College of Medicine, nos Estados Unidos, recomendam que você seja positivo e dê bastante risada. Eles descobriram que a maior parte das pessoas com idade próxima aos 100 anos são extrovertidas e veem o mundo sob uma perspectiva otimista e despreocupada. Os resultados da análise foram publicados na edição online do periódico Aging.

A conclusão veio a partir de um projeto chamado Longevity Genes Project, com uma pesquisa com mais de 500 pessoas com idade superior a 95 anos. Todos responderam a um questionário que totalizava 98 pontos e tinha por objetivo identificar traços da personalidade dos participantes. Os testes apontaram, então, que otimismo e bom humor se mostraram características marcantes da maior parte dos idosos.

Os pesquisadores, porém, apontam que não foi possível estabelecer uma relação direta entre a personalidade e a longevidade. Além disso, ainda não se sabe se ter uma vida longa pode estar associado a questões genéticas. Ainda assim, eles apontam que ser positivo parece ser extremamente benéfico para a saúde física e mental e afirmam que nunca é tarde para adotar tal postura.

De acordo com dados do Censo Demográfico 2010 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os idosos têm ocupado uma parcela cada vez maior da população. Em 1991, a estimativa apontava que 4,8% dos brasileiros tinham 65 anos ou mais. Em 2000, a porcentagem aumentou para 5,9%. Já em 2010, os idosos alcançaram um total de 7,4% da população.

.