Aquecimento dos oceanos pode levar à extinção em massa de várias espécies; entenda

A temperatura da superfície dos oceanos atingiu um novo recorde de calor em julho, registrando 20,96°C, de acordo com o serviço meteorológico Copernicus. Especialistas alertam que essa alta temperatura representa um sério risco para a vida dos animais marinhos, independentemente de sua espécie ou tamanho.

Kyssyanne Samihra Santos Oliveira, professora do Departamento de Oceanografia e Ecologia da Ufes, explica que o aquecimento dos oceanos é resultado da combinação entre o aquecimento global causado pelo aumento das emissões de gases de efeito estufa e o fenômeno El Niño.

Essa elevação da temperatura afeta diretamente a vida marinha, desde pequenos invertebrados até grandes mamíferos. Eduardo Bessa, professor da UnB, ressalta que os mamíferos aquáticos dependem de ambientes com temperaturas mais baixas, onde há mais oxigênio na água e, consequentemente, mais organismos para se alimentarem.

Além disso, o calor extremo observado no hemisfério norte tem causado uma perda significativa de biodiversidade marinha, tanto em volume como em área.

Além do aquecimento dos oceanos, os animais marinhos também sofrem com a decomposição de nutrientes descartados pelo ser humano, como esgoto jogado no mar. Isso reduz a concentração de oxigênio e prejudica ainda mais a biodiversidade.

Para reverter esse cenário, os especialistas afirmam que o Brasil deve investir em programas de redução do desmatamento e da emissão de gases de efeito estufa. Além disso, é importante fiscalizar o aumento do desmatamento, especialmente no Cerrado, e incentivar o uso de meios de transporte mais sustentáveis, como transporte coletivo e bicicletas.

Ainda é sugerido que o governo realize parcerias públicas-privadas para mitigar a liberação de esgoto nos oceanos, pois isso tem causado uma perda preocupante de biodiversidade, associada ao aquecimento global.

Entenda as causas:

  • A causa do aquecimento dos oceanos é o aquecimento global causado pelo aumento dos gases de estufa.
  • O fenômeno El Niño também contribui para o aumento da temperatura da superfície do mar e de outras bacias oceânicas.
  • O aumento da temperatura dos oceanos afeta diretamente a vida marinha, desde pequenos invertebrados até grandes mamíferos.
  • Mamíferos aquáticos que se alimentam em ambientes com água mais fria estão sendo impactados.
  • O calor extremo está causando perdas significativas de biodiversidade marinha no hemisfério norte.
  • O descarte de nutrientes, como esgoto, no mar está reduzindo a concentração de oxigênio e prejudicando a biodiversidade marinha.
  • Para reverter esse cenário, é necessário investir em programas para reduzir o desmatamento e a liberação de gases de efeito estufa, além de promover a conservação de áreas verdes.
  • É importante que a sociedade participe reduzindo o uso de veículos à combustão e utilizando meios de transporte mais sustentáveis.
  • Parcerias públicas privadas também podem ser realizadas para diminuir a liberação de esgoto nos oceanos.

.