A análise é de Orlando Romero Harrington , analista político, professor, ex-chefe de gestão de comunicação da Escola Latino-americana de Medicina Dr. Salvador Allende e é presidente do Instituto de Comunicação Zorba:
“Trump usa a pandemia para construir um inimigo, tenta unificar setores para ter um apoio eleitoral contra um suposto”inimigo comum”.
Trump está fabricando há algum tempo uma espécie de xenofobia contra a outroriedade, contra o estrangeiro. Essa xenofobia, que já está implícita contra os muçulmanos desde o atentado às torres gêmeas, exacerbando nas pessoas uma associação do muçulmanos ao terrorismo, agora também tenta aumentar o preconceito contra os imigrantes latino americanos, tentando colocar esses setores da população como inimigos.
Como se esses imigrantes estivessem “roubando” o trabalho da classe média branca dos Estados Unidos.
Para Trump, pensando num nível de estratégia eleitoral, que inclui o uso das redes sociais, o uso de Big Data é fundamental para criação de um inimigo comum estável para poder criar uma narrativa de ódio e contraposição a um líder positivo, que nesse caso seria Trump.
Com a aparição da pandemia do covid-19, que eu e muitos outros especialistas acreditamos ser uma arma biológica, Trump pode engrossar o caldo de ódio ao povo chinês, justificando essa guerra comercial contra a China e todas as suas ações contra a tecnologia do 5G, que China desponta a nível mundial.”