Vitória na primária de Illinois coloca Santorum na disputa presidencial americana

Santorum disse ainda que ele já se sente em campanha para a presidência, diz a NBC

Terra

O ex-senador Rick Santorum garantiu no sábado que uma vitória na primária no Estado de Illinois resultará em sua nomeação como candidato presidencial do Partido Republicano nos Estados Unidos, de acordo com informações da NBC News .

O Estado de Illinois é considerado um local favorável ao candidato Mitt Romney, que deve ter uma votação maior em Chicago e seus subúrbios, territórios considerados desfavoráveis a Santorum, principalmente devido ao seu conservadorismo, diz a NBC. No entanto, Santorum ainda espera que no sul do Estado consiga uma votação expressiva.

Santorum disse ainda que ele já se sente em campanha para a presidência, diz a NBC. Segundo o candidato, ele sente que já está concorrendo com Barack Obama nas primárias, porque Mitt Romney supostamente teria as mesmas posições que Barack Obama nesta fase da campanha.

A lei sobre o sistema de saúde que Romney assinou como governador de Massachusetts é a questão que Santorum vem martelando com mais freqüência na sua campanha.Conforme Santorum, a lei é similar às propostas do presidente dos EUA e, por isso,  impede Romney de questionar as mudanças no sistema de saúde do país assinadas em 2010. Conforme Santorum, o setor de energia é outro problema, pois Romney teria a mesma posição de Obama em relação á política de combustíveis.

Em relação aos comentários de Santorum, o porta-voz da campanha de Romney afirmou  que o ex-senador têm experiência zero em criação de empregos e que a economia do país não vai melhorar com a substituição de um ex-senador sem experiência na questão, em referência ao presidente Barack Obama, por outro que nunca criou novas vagas.

As primárias republicanas de 2012 No dia 3 de janeiro, foi dada a largada para a escolha do candidato republicano que enfrentará Barack Obama nas eleições presidenciais, no dia 6 de novembro de 2012. Trata-se de um longo processo de realização de primárias nos Estados e territórios americanos, durante o qual os eleitores elegerão delegados que participarão da Convenção Nacional do Partido Republicano, nos dias 27 e 30 de agosto.

Nas primárias, os eleitores vão às urnas e, por meio de voto secreto, escolhem os delegados que representam seus interesses. Além das primárias tradicionais (realizadas na maioria dos Estados), algumas unidades optam pelas caucuses: pequenas assembleias, geralmente compostas por militantes partidários, que têm a mesma função das primárias, mas com a principal diferença de que em uma caucus o voto é público.

As primárias e as caucuses possuem uma quantidade de delegados proporcional ao tamanho da população do Estado que representam, ao passo os pré-candidatos mais votados recebem um número de delegados proporcional à quantidade de votos obtidos. Em 2012, serão 38 primárias e 17 caucuses, que, juntas, distribuirão 2.286 delegados. Será candidato aquele que, na Convenção, obtiver os votos de ao menos 1.144 delegados

.