Théo Brandão é o único museu de Maceió indicado por famoso guia turístico do mundo‏

Jhonathan Pino – Jornalista Ascom/Ufal

Gemma Serra e Toni Amén vieram da região da Catalunha, na Espanha; Flávio Ferrara, de Abruzzo, na Itália. O que eles tinham em comum? O Lonely Planet na mão e o mesmo destino: Museu Théo Brandão (MTB). O espaço é o único museu da capital alagoana indicado pelo guia turístico mais vendido do mundo.

Os três são estudantes europeus e aproveitam o tempo livre para viajar pelo Brasil, com a ajuda do Lonely Planet. Em visita à Maceió, no último dia 26 de setembro, todos buscavam conhecer um pouco sobre a história de Alagoas, por isso seguiram as indicações do guia.

Eles fizeram a visita guiada pelo aluno de História, Victor Souza. “Estrangeiros visitam mais o museu do que os próprios alagoanos. Não posso dizer que chega a mais de cinquenta por cento, mas é algo perto disso, só perdendo para visitantes de outros estados. Recebemos mais pessoas da Europa, principalmente alemães”, constatou Victor.

Os europeus disseram ter adorado a visita ao MTB e a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura local. “O museu está muito bem preparado. O jeito moderno está bem misturado com as coisas antigas e dá para imaginar como eram as coisas antes. Adorei as salas da Fé e das Festividades e acho que é uma boa forma de defender aquilo que está na rua, diferente da Europa, onde as coisas expostas estão distantes da gente”, relatou o estudante de Ciências da Computação da Universidade Politécnica de Milano, Flávio Ferrara.

“Normalmente visitamos os locais indicados pelo guia, mas também utilizamos as informações que conseguimos com pessoas”, relatou Gemma, que é graduanda em Humanidades pela Universidade Autônoma de Barcelona. Ela disse que relatará sua visita no blog Gitmochileros, espaço virtual criado para relatar sobre suas experiências na viagem com o seu namorado, Toni Amén.

Sobre o Lonely Planet

O guia pertence à empresa britânica BBC Worldwide e tem mais de 500 publicações em oito diferentes línguas. Além de livro para viagens, são publicadas sobre o mesmo selo, revistas, websites, apresentados programas de televisão e aplicações de telefonia móvel, que dão informações sobre a geografia, transportes, cultura e gastronomia em todos os continentes do mundo.

.