BLOG

Sobre Lya Luft e o palco editorial

Em uma conversa livre com vocês que estão demonstrando decepção com a declaração da escritora Lya Luft sobre o arrependimento do voto em Bolsonaro, posso dizer que se outros ícones fabricados pelo mercado da literatura abrissem a boca tão suavemente como fez a supracitada escritora, esta decepção seria muito maior!

Sim, nós vamos constatando cada vez mais que o mercado editorial não tem um dedo iluminado para indicar ícones de qualidade, mas sabe se utilizar dos mitos criados e alimentados sobre grandes escritores, cultura e inteligência como se tudo fizesse parte de um mesmo caldo.

Encontra no caminho o status quo gerado pela exibição de acessos a cultura e faz dele palco, samba e ganha dinheiro.

Muitas celebridades da literatura brasileira são parvas, dizem o óbvio ululante e apenas assinam a obra com pompa; e estranhamente isto tem sido suficiente para atrair público esfaimado de palestras nas quais o brilho que resplandece é o da vaidade, acima de tudo.

Não me refiro à pessoa da escritora de sucesso e bem estabelecida, como foco desta análise, pois dela pego aqui somente “a deixa” para refletir sobre a qualidade de consumo literário no Brasil das feiras badaladas, das palestras feitas para lustrar as almas elitizadas e ocas de conhecimento real na base política das relações humanas, sociais e culturais.

A fala de Lya sobre política é desprovida de conteúdo, mas plena de juízo de valor burguês e antipetismo.

Aproveitemos então este caso para avaliar nossas relações com o mercado editorial, pois hoje eu tenho mais interesse naqueles pelos quais o dito cujo não se interessa.

Leitura é de fato uma coisa maravilhosa, mas quando identifico um embuste nesta seara o sentimento de traição se transforma em autocrítica e caio no riso de mim mesma, admitindo que até os leitores mais meticulosos podem se deixar levar pelo eco da maioria.

Contudo sempre é tempo de crescer, e como faz bem romper amarras com escolhas feitas pelo mercado para fazer as minhas próprias escolhas de acordo com estes parâmetros que me geram!

Grata a Lya Luft por esta frecha aberta no bastidor do grande palco.

Uma resposta

  1. Excelente opinião querida Ana. Concordo com vc em todos os níveis. Expressar opinião com equilíbrio deve ser o nosso exercício diuturna.

SOBRE O AUTOR

..