Saúde mental: Defensoria e Estado discutem cuidados para estudantes das escolas públicas

A atenção dada à saúde mental dos estudantes da rede pública de ensino em Arapiraca e região circunvizinha foi tema de reunião entre a Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL), a 5ª Gerência Regional de Educação do Estado (5ª GERE) e o Núcleo Estratégico de Acompanhamento Psico Socioassistencial (NEAPSA), na última terça-feira, dia 23.

Na oportunidade, a Defensora Pública Bruna Cavalcante explicou o papel da Defensoria Pública na garantia dos direitos das pessoas com doenças mentais, ao tempo em que colocou a Instituição à disposição para atuar no diálogo entre os órgãos da educação e saúde do Estado e Municípios, para a garantia do atendimento a todos os estudantes.

Conforme a 5ª Gere, atualmente, o órgão realiza o mapeamento nas escolas da região, a fim de identificar alunos que estejam com demandas de saúde mental, mas que ainda não tenham recebido o devido diagnóstico.

A Secretaria de Educação de Arapiraca deve viabilizar o fluxo de atendimento para que as famílias possam ser devidamente encaminhadas para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e, caso necessário, para um psiquiatra ou psicólogo.

“Ao longo da pandemia, os alunos enfrentaram realidades bem complicadas. Precisamos lembrar que são pessoas em formação, a maioria é adolescente, ou entrando na adolescência, e tiveram toda essa questão de praticamente perder um ano – sem aula ou com aula remota. Isso gerou um impacto na saúde mental muito grande, é o que as pesquisas e os estudos vêm demonstrando. Levando isso em consideração, a Defensoria Pública se coloca à disposição para fazer essa ponte entre as instituições públicas, e, se for o caso, eventualmente judicializar a questão, já que, segundo informações da 5ª Gere, há um número bem expressivo de jovens desassistidos”, pontuou.

*Assessoria

.