BLOG

Por que ambulâncias do Samu estão paradas em Alagoas? (Nota da SESAU)

NOTA – SESAU – SAMU
A Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) informa que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Alagoas é referência nos serviços de urgência e emergência e vem desenvolvendo as suas atividades sem qualquer tipo de interrupção.

O Samu conta com atendimento ágil e eficiente por meio do atendimento aeromédico, com uma aeronave exclusiva modelo Esquilo B3, sendo Alagoas o único estado do Nordeste a contar com essa aeronave. É com essa visão que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) mantém o Samu Aeromédico. O serviço já realizou 1.890 socorros, sendo 185 somente no período de janeiro a agosto deste ano, representando um aumento de cerca de 50% quando comparado com os atendimentos realizados no mesmo período do ao passado.

Os veículos que estão localizados no prédio da Central Maceió, no bairro do Farol, estão passando por manutenções preventivas e corretivas. Outros veículos não estão mais em operação em Alagoas por terem superado a sua capacidade de trabalho, e por isso, estão em processo de desfazimento junto ao Ministério da Saúde e posteriormente irão a leilão.

A Secretaria de Estado da Saúde comunica, também, que são improcedentes as denúncias de falta de manutenção, medicamentos e insumos nas ambulâncias do Samu.

Atualmente a frota de ambulâncias do Samu Alagoas é composta por 56 viaturas, de 5 motolâncias e um helicóptero, aeronave exclusiva para resgates Aeromédicos, que dobrou o números de atendimentos em 2019 em comparação ao primeiro semestre do ano passado.

Além das duas Centrais de Regulação localizadas em Maceió e Arapiraca, o Samu Alagoas possui 35 Bases Descentralizadas. Cada bases está cerca de 30 km de distância, o que garante uma cobertura total de 102 municípios e um atendimento mais rápido e eficiente para toda a população alagoana.

Em 2019, o Samu Alagoas já atendeu mais de 36 mil pessoas em casos de acidentes de trânsito, afogamentos, suspeitas de AVC, queimaduras, vítimas de arma branca ou por arma de fogo, atendimento psiquiátrico, transferências hospitalares, casos de infarto, casos obstétricos e tantas outras urgências e emergências.

SOBRE O AUTOR

..