Policiais civis ministram palestra sobre perfis criminosos e investigação criminal

PALESTRA MENTES PERIGOSAS

Policiais civis realizaram, na noite dessa quinta-feira (25), uma palestra intitulada “Mentes Perigosas” para estudantes e profissionais da área da Segurança Pública.

O evento teve início às 19h e seguiu até às 22h, reunindo cerca de 150 pessoas no auditório da Faculdade Raimundo Marinho, localizada no bairro do Tabuleiro do Martins, em Maceió.

O primeiro palestrante foi o agente de polícia e psicólogo Hercules Paulo que falou sobre a diferença entre sociopatia, psicopatia e psicose, relacionou o tema com a investigação criminal e sua importância na identificação de perfis criminosos, abordando ainda sobre transtorno de personalidade psicopática.

No decorrer da palestra, alguns casos foram tomados de exemplo, demonstrando a relevância do assunto para traçar um perfil criminoso, e os métodos desenvolvidos para a investigação desses crimes.

“A elaboração de perfis criminais é uma técnica investigativa que infere aspectos psicossociais do criminoso e colabora com a eficiência da investigação ao diminuir o número de suspeitos, sendo possível estabelecer estratégias de ação mediante um suspeito”, explicou Hércules.

O segundo palestrante, o policial civil Flávio Luís, apresentou aos participantes a técnica do retrato falado e compartilhou sua experiência na resolução de crimes no Estado, em especial, nos crimes de estupros.

 

Flávio fez uma demonstração durante a palestra.

Flávio é o único policial a realizar o trabalho em Alagoas e está entre os cinco melhores profissionais na confecção de retrato falado a mão livre no Brasil.

Policiais da Instituição prestigiaram o evento, que contou também com a presença do diretor da Divisão Especial de Investigação e Capturas, delegado Mário Jorge Barros, e do delegado Filipe Caldas, titular da Seção Antissequestro.

O evento contou com a presença de estudantes e profissionais da área da Segurança Pública.

Fonte: Assessoria

.