Oficina de Reportagem de Itacaré denuncia abuso da Marinha em Rios dos Macacos

Jornalori é um jornal comunitário

“A Marinha estava fortemente armada no Quilombo como reação à reforma de uma simples casa ameaçada de cair pelo impacto das chuvas que afetam Salvador.

Aqui é o retrato não apenas de um conflito pontual e menor. Trata-se de décadas de violências de toda ordem, que certamente já deixa sequelas irreparáveis na memória daquela comunidade e fere o estado brasileiro, como o sistema colonial escravista feriu.

Rio dos Macacos não está isolada, em todos os estados do país, inúmeros conflitos atormentam a população pobre, principalmente negra e indígena.

Os governos e políticos sabem de tudo o que está acontecendo e são inoperantes e irresponsáveis, apenas a sociedade e sua capacidade de revolta e levante pode mudar o estado das coisas desse mundo perverso.”

Um acampamento (da Marinha) estava sendo armado para os fuzileiros permanecerem no Quilombo. A defensoria chegou e negociou sua retirada que só aceitou com o compromisso da comunidade não reformar as casas. Os moradores devem então esperar a casa cair por cima deles ou eles devem agora morar nas árvores?

.