“Eficiente, invulnerável e transparente”, diz Moraes sobre urnas eletrônicas

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, enfatizou a excelência do sistema de votação brasileiro, que é reconhecido mundialmente como o mais “eficiente, invulnerável e transparente”. Essa declaração foi feita antes da cerimônia de abertura do código-fonte da urna eletrônica, uma atividade de transparência coordenada pela Corte para as eleições municipais de 2024.

“O código-fonte tradicionalmente sempre ficou à disposição de todas as entidades fiscalizadoras, partidos políticos, nos seis meses anteriores às eleições. Ano passado, em 2022, nós já inauguramos um novo período. Houve abertura para fiscalização do código um ano antes, que se repete esse ano para eleições de 2024. Várias instituições que poderão auditar, fiscalizar, analisar o código-fonte”, disse Moraes.

O código-fonte da urna eletrônica é fundamental para garantir o funcionamento dos programas eleitorais no equipamento. Após a abertura, esses dados são disponibilizados para inspeção de entidades fiscalizadoras, como partidos políticos, OAB e PF.

O acesso ao código-fonte está disponível em tempo integral, em uma sala de vidro no subsolo do TSE, e pode ser feito até agosto, quando os sistemas serão lacrados para serem instalados nas urnas.

O ministro destacou ainda que a votação eletrônica eliminou fraudes e dificuldades na apuração dos pleitos, tornando-se motivo de orgulho nacional e assegurando total transparência democrática.

*Com Agências

.