O escândalo da Bertalha é muito maior que o do leite condensado

O alto consumo de leite condensado para os intestinos da era Bolsonaro causa assombro. Mas há algo bem pior na lista de alimentos consumida pelo Governo.

Trata-se da Bertalha in natura, com consumo que supera o milhão (exatos R$ 1.280.282,70)

Ela faz parte do grupo das hortaliças tradicionais ou plantas alimentícias não convencionais (PANC), de origem indiana, rica em vitaminas (principalmente A) e minerais.

Cláudio Augusto é assessor técnico de uma Associação de Agricultora Ecológica em Brasília que há 35 anos reúne mais de 20 famílias de agricultoras e agricultoras familiares.

Nas contas dele, é impossível o alto consumo desta hortaliça porque o Governo teria de reservar, seis meses antes, 8,5 hectares de terras para o cultivo.

Mas a procura é baixa no mercado consumidor. Por que seria alta exclusivamente no Governo Bolsonaro?

“Seria portanto uma iniciativa bacana, não fossem alguns detalhes: a produtividade média da bertalha é de 60.000 maços (entre 300 e 350 g cada) por hectare; considerando o valor médio de R$ 2,50 o maço no atacado, o volume adquirido teria sido 512 mil maços, demandando uma área de produção do 8,5 hectares (17 campos de futebol) de monocultivo de bertalha. Não rola”.

O texto completo segue aqui

15 respostas

    1. É porque não há crime. O governo alimenta milhões de pessoas, incluindo militares, pacientes nos hospitais, pessoas carentes e funcionários públicos em certas situações, os gastos anuais com alimentação são enormes mesmo e não há nada de errado aí. Isso é notícia pra atiçar a militância burra que não entende o mínimo de nada.

      1. A Funcionários públicos civis o governo jamais forneceu, ou fornece, alimentos. Para esse tipo de auxílio aos funcionários, o governo fornece tíquetes alimentação, que não entra na despesa estrondosa de aquisição de alimentos (real ou dissimulação) no ano de 2020. Quanto aos militares, a alimentação fornecida é só aos aquartelados. Não são todos que tomam café e jantam no quartel. À população civil somente são distribuídas cestas básicas, que não incluem artigos como leite condensado e gomas de mascar, e somente em casos localizados de calamidades públicas- secas, inundações e outras catástrofes.

      2. Acrescento que, pelo volume das aquisições de cada artigo e pelo preço médio também de cada artigo adquirido, uma Tomada de Contas Especial – TCE (séria e objetiva) terá toda probabilidade de concluir por desvio de recursos, malversação.

      3. Pelo volume das aquisições de cada artigo e pelo preço médio também de cada artigo adquirido, uma Tomada de Contas Especial – TCE (séria e objetiva) terá toda probabilidade de concluir por desvio de recursos, malversação.

      4. Troxa ou troucha?! Não importa, com Ch ou x esses bolsominios conseguem ver naturalidade em tudo que o governo faz…. Faça uma comparação com outros governos, veja os gastos de alimentação, veja se é “cabível” o gasto desse tamanho?! E hortaliças?! Enfim… Com x ou Ch vcs continuam troxcha

  1. Falta de crime nunca foi! Falta vergonha na cara deste povo que o apoia! E nada irá mudar a realidade que quem o apoia são cúmplices das mortes que espalharam pelo país a começar por Manaus!

    1. Verdade. Li um artigo que se a eleição fosse hoje o genocida ganharia as eleições com 32 % dos votos válidos.

      Dá pra entender?

  2. Só mesmo parasitas que se alimentam, as custas de dinheiro público que hoje não está mais liberado como era nos governos anterior, para dizer que existe algum absurdo nas compras, é só levar em conta a quantidade de pessoas e órgãos que fazem o consumo. É o que dizer que quem publica tem estrume no lugar do cérebro.

    1. Estrume tem na sua cabeça que não serve nem par fazer uma conta tão simples! E olha que o técnico esta fazendo essa conta por alto, já que o maço de bertalha na feira custa 1,50 centavos….tem gente que faz questão de defender o indefensável..

    2. Tudo certo, gado. 2 milhões em chiclete é normal. Mais caro do que o triplex que disseram que era do Lula. Lava dinheiro em chicletes ninguém percebe.

  3. Infelizmente nosso povo não conhece a história do Brasil, que desde o começo essa direita vem massacrando a classe trabalhadora, começando com o descobrimento roubando e escravisando os indios os verdadeiros donos da terra! Mas não satisfeito importaram os africanos sugando todas as energias, humilhandos os! Ai depiis de 300 anos vem dom Pedro e a princesa Isabel com a lei áurea” essa com avanços mas com também uma injustiça sem tamanho os libertou mas sairam com nada nem mesmo a terra que seria o mais justo! Ai vem a colonização do Brasil com os europeus esses recebendo terras sem nada terem contribuido e com um presente dos negros que ficaram no país, esses se não escravisados foram explorados recebendo quase que só comida, para alavancarem a produção de alimentos para o mundo! Depois a industrialização essa com alguns direitos mas com a exploração na maioria! Vindo logo o governo Getúlio Valgas com a ClT o maior ganho dos trabalhadores! Vindo os governos da ditadura com percas enormes para todos! Vindo em seguida tranquedo neves esse nem começou mas deixando sarnei que descontrolou ainda mais o País e vindo a inflação! Vindo o Collor esse foi cassado e com sorte tinha um vice bem intencionado o Sr Itamar Franco, com o plano real muito bem intencionado, mad traido por fhc o então ministro da fazenda, que masscrou os ganhos dos trabalhadores com a urv e o real que nesta transformação tivemos a diminuição do poder de compra de mais de mil porcento! Veio a globo que o elegeu com suas mentiras e esse ainda conseguiu dar a valle do rio doce, dentre outras comprando o congresso para a lei de reileição! Tivemos o Brasil quebrado no final de um dos piores governo que já tivemos! Vindo o PtT que conseguiu a dar ganhos e igualdade em muitos setores principalmente no estudo! Ai creio que dai para frente sabemos o que 3stão fazendo com o nosso pais! Principalmente o bolsonaro!

  4. Essa criatura está servindo a muita gente. Por isso ainda esta com aquela bunda mole sentado na cadeira presidencial

.