Maceió: Saúde realiza Dia H de Combate à Hanseníase nesta terça-feira (30)

Wilson Smith / Ascom SMS

Nesta terça-feira, dia 30 de janeiro, Maceió se mobiliza em uma importante iniciativa de combate à hanseníase, o Dia H. Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a ação acontecerá na Unidade de Referência em Saúde (URS) Roland Simon, situada na Rua Cabo Reis, no Vergel do Lago. Das 8h às 19h, uma equipe especializada estará disponível para atender tanto os casos identificados nas unidades de saúde quanto aqueles que buscarem o atendimento de forma espontânea.

A técnica do Programa de Controle da Hanseníase de Maceió, Andrea Silva, ressaltou a importância da participação da população nesse dia de prevenção e tratamento.

“Todos os sintomáticos de hanseníase, ou seja, aqueles que apresentem lesões de pele com alteração da sensibilidade, ao quente, ao frio e ao toque. As lesões de pele podem se apresentar com manchas ou caroços, geralmente são esbranquiçadas, avermelhadas, acastanhadas. Esses pacientes são convidados a se dirigirem à unidade Roland Simon neste Dia H. Contaremos com dois especialistas à disposição, sem a necessidade de encaminhamento prévio. Todos os que procurarem a unidade serão atendidos, durante todo o dia”, enfatiza a técnica.

A mobilização para o Dia H não se limita apenas à data do evento. Desde os primeiros dias do ano, a SMS de Maceió tem promovido treinamentos e capacitações para os profissionais da área. Nos dias 3 e 4 de janeiro, agentes de saúde foram capacitados para realizar buscas ativas, identificando possíveis casos de hanseníase em suas comunidades. Em seguida, no dia 8 de janeiro, a equipe da enfermagem recebeu uma atualização sobre os sinais e sintomas da doença, além de serem orientados sobre a campanha em andamento.

“Alinhamos fluxos para que as unidades de saúde possam informar os casos suspeitos de hanseníase para o Programa, garantindo um atendimento ágil e eficaz no Dia H. A ação integrada entre profissionais de saúde, agentes comunitários e a população é fundamental para o controle da hanseníase. Ao participar do Dia H, cada cidadão contribui para a promoção da saúde e o bem-estar de toda a comunidade”, destacou Andrea Silva.

.