Lula realiza visita ao Inep durante o primeiro dia do Enem 2023

Brasília (DF), 25/05/2023 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e embaixadores de países africanos participam de almoço para marcar o Dia da África, no Palácio do Itamaraty. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Neste domingo (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais (Inep), em Brasília, órgão responsável pela organização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o país.

Durante a visita, Lula esteve em uma sala de situação do Inep, onde ocorre o monitoramento da realização do exame.

O Enem é composto por duas etapas de provas. No primeiro dia, nesse domingo, são aplicadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação. Já as provas de ciências da natureza e matemática serão realizadas no próximo fim de semana.

Os portões dos locais de prova foram abertos às 12h e fechados às 13h, com a aplicação das provas iniciando meia hora depois. No total, cerca de 4 milhões de candidatos estão inscritos para o Enem.

Apesar do aumento de meio milhão de inscritos em relação ao ano passado, essa edição do Enem ainda não conseguiu atingir os números anteriores à pandemia.

Em 2016, houve a participação de 8,6 milhões de jovens e adultos na prova. No ano passado, em meio à pandemia, esse número caiu em 64%, alcançando pouco mais de 3 milhões de inscritos, o pior registro desde 2005. Neste ano, foram realizadas 3,9 milhões de inscrições.

Ao longo do ano, o presidente Lula e sua esposa, Janja da Silva, se envolveram pessoalmente na campanha de incentivo aos estudantes para a inscrição no Enem.

*Com Agências

 

.