Lula chama Bolsonaro de frouxo

17.02.2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cerimônia de Abertura da 37º Cúpula da União Africana, na Sede da União Africana. Adis Abeba - Etiópia.

 Foto: Ricardo Stuckert / PR

Durante o lançamento do Plano Safra 2025-2026, nesta terça-feira (1º), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elevou o tom contra seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), ao criticá-lo por campanhas de arrecadação via PIX e por manifestações que pedem anistia a investigados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Sem mencionar diretamente o nome de Bolsonaro, Lula afirmou que “quem é frouxo não deveria fazer bobagem”.

Veja vídeo

O evento, realizado no Palácio do Planalto, reuniu representantes do agronegócio, setor tradicionalmente mais alinhado a Bolsonaro. Lula aproveitou a ocasião para tentar se reaproximar desse público, destacando que seu governo destinaria R$ 516 bilhões em crédito para médios e grandes produtores rurais. Em meio a aplausos e olhares atentos, o presidente declarou:

“Nunca vou pedir para vocês fazerem PIX para mim. Guardem o dinheiro para pagar os funcionários. Não quero PIX e jamais vou pedir anistia antes de ser condenado. Quem é frouxo não deveria fazer bobagem”.

A fala foi uma resposta velada às campanhas de arrecadação promovidas por aliados de Bolsonaro, que pediram doações para cobrir despesas judiciais do ex-presidente. Segundo o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Bolsonaro recebeu mais de R$ 17 milhões via PIX em 2023.

Além disso, Lula criticou os pedidos de anistia feitos por apoiadores de Bolsonaro para os envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes. O ex-presidente é réu no Supremo Tribunal Federal por suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

O discurso também incluiu uma defesa enfática do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e críticas ao ex-ministro Paulo Guedes, reforçando o contraste entre as gestões. Lula afirmou que seu governo é mais comprometido com responsabilidade fiscal e com o fortalecimento da economia rural.

ÚLTIMAS

.