Justiça concede liminar e obriga Governo a reformar escolas

Ação foi movida pelo Ministério Público Estadual

reporternordeste.com.br

O Judiciário de Campo Alegre acatou pedido do Ministério Público Estadual e deu dez dias ao Governo para reestabelecer as aulas na escola João Fernandes Vieira e reformar a escola Dom Constantino Luers.

Se descumprir, o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) pagará multa de R$ 10 mil/dia.

A ação foi movida pela promotora Cecília Carnaúba. Na escola estadual João Fernandes Vieira, há risco de incêndio na instituição; pingueiras; salas sem ventiladores.

“A Escola João Fernandes vieira, apresenta péssimas condições de salubridade do local , pois possui inúmera pingueiras que alagam as salas de aula e o pátio, além de provocar grandes infiltrações nas paredes de sustentação da unidade, que tem em diversos locais uma superfície lodosa”

Na escola Dom Constantino Luers, a situação é pior.

“A Escola Estadual Dom Constantino Luers apresenta goteiras, fato que comprometeu de tal forma a estabilidade do telhado que este desabou, parcialmente, no dia 04 do mês passado”.

“O desabamento resultou no ferimento de vários alunos que foram atendidos pelo Hospital Senador Arnon de Mello, em Campo Alegre e pela Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca”.

Para se ter uma ideia da qualidade do ensino, os alunos do quinto ano, da João Fernandes Vieira, não sabem ler.

Na quarta-feira, o governador decretou urgência na situação da educação em Alagoas. E vai destinar R$ 40 milhões para a recuperação de escolas.

.