Governo Lula irá suspender dívida do RS com a União por 3 anos

Brasília, (DF) - 27/09/2023 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião com o Governador Eduardo Leite e a bancada gaucha. Foto Valter Campanato/Agência Brasil.

O governo Lula irá propor a suspensão do pagamento das parcelas da dívida do Rio Grande do Sul com a União por três anos, devido às chuvas intensas que afetam o estado.

A medida, que deve ser oficialmente anunciada pelo presidente Lula, foi comunicada pelo ministro da Casa Civil em uma reunião com integrantes do governo.

A moratória proporcionará um alívio de aproximadamente R$ 10 bilhões para o Rio Grande do Sul durante a situação de calamidade na região.

O período de três anos atende ao pedido do governo gaúcho, enquanto o Ministério da Fazenda inicialmente sugeriu suspender o pagamento da dívida até dezembro de 2024, posteriormente reduzindo para dois anos.

Para discutir a crise provocada pelas chuvas, Lula convocou uma reunião ministerial de emergência para esta segunda-feira (13/05) e uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social na quinta-feira (16/05).

.