Fórum Exame de Parcerias Público-Privadas reúne mais de 250 participantes

Da Agência Alagoas

Mais de 250 participantes estiveram presentes para prestigiar os debates ocorridos no Fórum Exame de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e Concessões que aconteceu nesta quinta-feira (07), no Hotel Ritz Lagoa da Anta. Na oportunidade, o governador Renan Filho e o secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, apresentaram o novo programa de Concessões e PPPs de Alagoas.

A iniciativa teve o objetivo de apresentar e proporcionar a discussão de temas fundamentais para a harmonização dos interesses e das relações entre todos os envolvidos, como os poderes Executivo, Legislativo e regulador. Durante a ocasião, o redator chefe da Exame, José Roberto Caetano, comentou sobre a relevância do evento para a sociedade.

“Esse fórum é muito importante para fomentar o debate acerca da economia e do desenvolvimento financeiro. É um projeto que surgiu após a inserção da revista no ramo de realização de eventos e que tem me dado um grande orgulho de estar à frente”, comenta.

Com a apresentação do pipeline de projetos, o secretário da Fazenda, George Santoro, explicou que a solução apresentada pelo Estado da Bahia foi muito interessante e a partir desse modelo houve a adaptação para Alagoas.

“Criamos o fundo de investimentos imobiliários. Ou seja, através da contratação de instituição financeira que vai estruturar, nos imóveis que estão parados sem rentabilizar nada para o Estado, projetos de shoppings, hotéis e outros, é garantido um novo ciclo de investimentos em Alagoas”, ressalta.

A manhã seguiu repleta de discussões construtivas a respeito do papel das concessões e parcerias público-privadas. O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, destacou que oferecer um serviço de qualidade à população é mais importante do que discutir se esse serviço deve ser realizado pelo Estado ou por um ente privado.

“A gente está aqui para pensar em quem está recebendo o serviço, e não em quem está fazendo. É um projeto que está há três anos sendo arduamente, com suor e esforço, preparado com toda a equipe de secretários e prefeitos”, concluiu.

Participaram empresários, representantes de construtoras, concessionárias, estruturadores de projetos, financiadores, além de servidores do Executivo, do Legislativo e de órgãos reguladores do Estado, prefeitos e lideranças da sociedade civil organizada.

.