BLOG

Espíritas apartidários ou acovardados?

Sim, eles começam a marcar as próprias falas com as tintas do apartidarismo, que para o bom entendedor nada mais é do aquela saída morna, quando a situação vai ficando cada vez mais vergonhosa para quem já desenvolveu o mínimo de senso ético.

Ditos espíritas de carteirinha, frequentadores de casas tradicionais há muitas décadas, que surfaram na onda bolsonarista e vociferaram contra Lula, o PT, misturando Haddad e Venezuela, comunismo e marxismo cultural, no desafogar das emoções retidas. E agora estão parando para ouvir melhor, e começaram a entender que Moro é apenas um espírito zombeteiro em vias de aprendizado, mas com tendências fortes de reincidência em prováveis erros do passado.

Na visão mais otimista e na torcida piedosa, vamos considerar que isso signifique um despertar. Como eles poderão continuar nas mesmas bolhas relacionais sem correrem o risco de serem considerados “esquerdistas”? Como saborear os mesmos manjares sem receber os olhares discriminatórios dos aguerridos espíritas direitistas?

O muro pode ser a saída mais segura para aqueles que conseguem admitir o acerto dos “comunistas”. Sou apartidário! – Um grito novo e forte entre muitos espíritas.

Entre a arrogância afrontosa dos que cooptaram as casas espíritas tradicionais para a margem da direita e os novos comedidos “sem partido”, são as vozes dos espíritas progressistas que reproduzem a esperança, o anúncio das lutas travadas contra a ignorância, e a assertiva de que enquanto houver vida haverá mudanças.

A gravidade do momento político brasileiro não admite a frieza dos apoiadores dos podres poderes, nem a astúcia dos mornos, eis que até Jesus desaconselhou esse caminho… É a quente palavra evangélica, que perpassa os corações e remonta corajosos enfrentamentos da história cristã, que traz a chama transformadora da anunciação.

Chegou então o instante de deixar pai e mãe, irmãos e irmãs, e abraçar a irmandade universal por princípios cristãos, pois se a morte é fruto do pecado e a vida é o galardão daquele que crê, é na luta por igualdade de acessos e condições existenciais dignas que o Evangelho redivivo nos pauta a conduta no momento histórico.

Nós lutamos uns pelo bem dos outros. Somos irmãos na mesma confirmação dos direitos de viver, com todos os componentes de acréscimo para o bem estar e a felicidade, desde este mundo, ao qual regressamos ou para o qual viemos, como benção divinal.

Deixemos os mortos enterrarem seus mortos conceitos de santidade, e libertemos nossa subjetividade e materialidade influindo politicamente no tempo que nos é dado para agir na terra, e, quem sabe assim nos tornemos partícipes da renovação conceitual da vivência espírita. Estamos no mundo, melhoremos o mundo! Não o desprezemos, não desqualifiquemos os caminhos construídos pela humanidade para conduzir a própria história.

Apartidários ou não, assumamos essa identidade política revolucionária e com ela guiando os olhares, peçamos aos mentores e amigos do alto, discernimento e humildade para nesta oportunidade reencarnatória não repetirmos as mesmas tendências de escolher a causa dos fortes, massacrando com a indiferença suas vítimas.

A política da irmandade universal é expressão viva da compreensão do Evangelho e dos ensinamentos transformadores de Jesus, aquele que venceu a cruz e as tramas ardilosas dos que se julgavam poderosos na sociedade do seu tempo.

A vida em abundância, é minha escolha. Qual é a sua, irmão espírita?

Uma resposta

  1. QUEM PENSA QUE É ESPÍRITA MAS, NA VERDADE, APÓIA O COMUNISMO/SOCIALISMO DEVERIA LER OS LIVROS “O PARTIDO”, “A QUADRILHA” E “O GOLPE”, PELO ESPÍRITO ÂNGELO INÁCIO, PSICOGRAFIA DE ROBSON PINHEIRO, BEM COMO OS SEGUINTES TRECHOS DOS LIVROS DE KARDEC E DE CHICO XAVIER A SEGUIR:
    1) Livro dos Espíritos: 811. Será possível e já terá existido a igualdade absoluta das riquezas?
    “Não; nem é possível. A isso se opõe a diversidade das faculdades e dos caracteres.”
    a) — Há, no entanto, homens que julgam ser esse o remédio aos males da sociedade. Que pensais a respeito?
    “São sistemáticos esses tais, ou AMBICIOSOS CHEIOS DE INVEJA. Não compreendem que a igualdade com que sonham seria a curto prazo desfeita pela força das coisas. Combatei o EGOISMO, que é a vossa CHAGA social, e não corrais atrás de QUIMERAS.”
    2. Capítulo XVI do Evangelho Segundo o Espiritismo, item 8:
    ”A desigualdade das riquezas é um dos problemas que inutilmente se procurará resolver, desde que se considere apenas a vida atual. A primeira questão que se apresenta é esta: Por que não são igualmente ricos todos os homens? Não o são por uma razão muito simples: por não serem igualmente inteligentes, ativos e laboriosos para adquirir, nem sóbrios e previdentes para conservar. É, aliás, ponto matematicamente demonstrado que a riqueza, repartida com igualdade, a cada um daria uma parcela mínima e insuficiente; que, supondo efetuada essa repartição, o equilíbrio em pouco tempo estaria desfeito, pela diversidade dos caracteres e das aptidões; que, supondo-a possível e durável, tendo cada um somente com que viver, o resultado seria o aniquilamento de todos os grandes trabalhos que concorrem para o progresso e para o bem-estar da Humanidade; que, admitido desse ela a cada um o necessário, já não haveria o aguilhão que impele os homens às grandes descobertas e aos empreendimentos úteis. Se Deus a concentra em certos pontos, é para que daí se expanda em quantidade suficiente, de acordo com as necessidades.”
    3. No livro Brasil Coração do Mundo Pátria do Evangelho, o espírito Humberto de Campos destrói o marxismo e diz que o capitalismo é o sistema chamado pelo alto para encaminhar as nações para o progresso, essa mensagem esta no capítulo 30 do livro, que é o último:
    ”Nesta época de confusão e amargura, quando, com as mais justas razões, se tem, por toda parte, a triste organização do homem econômico da filosofia marxista, que vem destruir todo o patrimônio de tradições dos que lutaram e sofreram no pretérito da humanidade, as medidas de repressão e de segurança devem ser tomadas a bem das coletividades e das instituições, a fim de que uma onda inconsciente de destruição e morticínio não elimine o altar de esperanças da pátria. Que o capitalismo, visando à própria tranquilidade coletiva, seja chamado pelas administrações ao debate, a incentivar com os seus largos recursos a campanha do livro, do saneamento e do trabalho, em favor da concórdia universal.”
    4. Emmanuel, no livro A Caminho da Luz, fala sobre o socialismo, no que marca o capítulo XXIV da obra, que ele intitula de “O espiritismo e as grandes transições” e elenca vários temas, esse abaixo é o que esta escrito no trecho em que ele dedica ao socialismo, fazendo clara menção aos desastres dos regimes socialistas no séc XX:
    “Aparece o socialismo propondo reformas viscerais e imediatas. Alguns idealistas tocam a Utopia de Thomas More, ou a República perfeita, idealizada por Platão. Fundam-se as alianças de anarquismo, as sociedades de caráter universal. Uma revolução sociológica de conseqüências imprevisíveis ameaça a estabilidade da própria civilização, condenando-a à destruição mais completa. O fim do século que passou é o cenário vastíssimo dessas lutas.”.
    No trecho que se segue, onde Emmanuel denomina “Restabelecendo a Verdade”, ele fala da missão do espiritismo e inclui que, dentre elas, compete a nós espíritas o combate, no sentindo de desmenti-las, às teorias igualitárias absolutas (mesma denominação que, no trecho anterior, ele usa para referir-se ao socialismo):
    “Com as verdades da reencarnação [ele esta se referindo ao espiritismo], veio explicar o absurdo das teorias igualitárias absolutas”.
    5. Kardec diz em ”Viagem Espírita”, de 1862, nos ‘Discursos pronunciados nas reuniões gerais dos Espíritas de Lyon e Bordeaux – III’, o seguinte: “a totalidade das riquezas, postas em comum, criaria uma miséria geral, em vez de uma miséria parcial; que a igualdade hoje estabelecida seria rompida amanhã pela mobilidade da população e pela diferença entre as aptidões.”.
    6. Na Revista Espírita do ano de 1863, Edição de Fevereiro, na parte denominada ‘Sermões contra o Espiritismo’, Allan Kardec, em resposta a injúrias contra a Doutrina Espírita proferidas por um bispo do Texas, em sermão realizado na Igreja de Saint-Nizier, o qual acusava o espiritismo com os seguintes dizeres: ”O espiritismo vem destruir a família, aviltar a mulher, pregar o suicídio, o adultério e o aborto, preconizar o comunismo, dissolver a sociedade.”
    Kardec, de forma segura e inconteste, responde: ”Temos necessidade de refutar semelhantes asserções? Não; basta remeter ao estudo da doutrina, à leitura do que ela ensina, que é o que se faz em toda parte. Quem poderá acreditar que pregamos o comunismo depois das instruções que demos a respeito no discurso publicado in extenso [referindo-se ao discurso da ”Viagem Espírita”, de 1862] no relatório de nossa viagem em 1862? Quem poderá ver nas palavras seguintes uma excitação à anarquia, encontradas na mesma brochura, página 58 ‘Em todo caso, os espíritas devem ser os primeiros a dar exemplo de submissão às leis, no caso de serem convocados’.”

SOBRE O AUTOR

..