Disputa ao TC: inscrições até hoje

As inscrições se encerram nesta terça e amanhã haverá a sabatina dos candidatos, mas a expectativa é de que a maioria das inscrições dê entrada hoje, no setor de protocolo da Assembleia Legislativa

Gazeta de Alagoas

Até a tarde desta segunda-feira, apenas duas candidaturas tinham sido oficialmente inscritas para concorrer ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas de Alagoas (TCE): o deputado estadual Gilvan Barros (PSDB) e o fiscal de tributos José Carlos Silva.

As inscrições se encerram nesta terça e amanhã haverá a sabatina dos candidatos, mas a expectativa é de que a maioria das inscrições dê entrada hoje, no setor de protocolo da Assembleia Legislativa. São esperadas pelo menos 15 inscrições, incluindo a do presidente da Mesa Diretora da própria Assembleia, deputado Fernando Toledo (PSDB), principal pretendente ao cargo.

A maior parte será protocolada por procuradores, integrantes de órgãos federais e advogados que integram movimento encabeçado pela OAB de Alagoas.

O objetivo da mobilização, segundo eles, é mostrar para a sociedade que qualquer cidadão pode se candidatar.

“Queremos mostrar que não é preciso ser parlamentar para pleitear uma vaga de conselheiro. Mas desde que na vez correta”, diz Ricardo Schneider, procurador chefe do Ministério Público de Contas, cujos integrantes vão também protocolar suas inscrições, independentemente de a categoria, por meio de sua entidade nacional de classe, mover ação que se encontra no Supremo Tribunal Federal (STF). A categoria reclama o direito de indicar o candidato a conselheiro.

.