BLOG

Conselho fala em dívida de R$ 28,6 milhões na Saúde estadual; secretário responde

O blog recebeu do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) informações sobre uma dívida de R$ 28,6 milhões, referente a repasses financeiros do Estado a programas de financiamento de saúde nos municípios.

“Dentre os programas de fortalecimento de Atenção à Saúde estão o Fortalecimento da Atenção Básica do Estado de Alagoas (Prosaúde); Programa de Implementação da Rede de Atenção Materno Infantil de Alagoas (Promater), Programa de Fortalecimento , da Rede de Assistência Hospitalar de Alagoas (Prohosp); Programa de Assistência à Urgência e Emergência de Alagoas (Provida) e Programa de Incentivo Financeiro para o Fortalecimento da Vigilância em Saúde (Invig)”, diz a nota.

“Já estamos em outubro e vários programas não foram regularizados, a exemplo do fornecimento de fraldas geriátricas, que não foi feito aos municípios nos meses de janeiro a abril e de julho a setembro deste ano. Este ano só foram liberadas fraldas por dois meses”, diz a presidente do Cosems e também secretária de Saúde de Teotônio Vilela, Izabelle Pereira.

O assunto foi debatido na Assembleia Legislativa, em discurso do deputado Bruno Toledo (PROS).

Líder do Governo, Ronaldo Medeiros (PMDB) diz que a Secretaria de Saúde, de Christian Teixeira, assumiu 5.998 processos de pagamento. Pagou 1.536.

O que disse Teixeira ao blog?

Primeiro, fala que existe “suposto débito da secretaria com municípios”. Explicou que tenta contato com Izabelle Pereira. E tem dado “total assistência, inclusive retomei o programa Prosaúde que tinha sido extinto pela gestão anterior”.

SOBRE O AUTOR

..