BLOG

Bolsas de pesquisas atrasadas e falta até água para beber: estudantes do Ifal Maceió pedem socorro; direção responde

Em um grupo fechado no Facebook, estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) campus Maceió decidiram que, na 4ª feira (14), se reúnem com todas as turmas do instituto para discutir o quê fazer em meio ao caos da instituição.

Segundo eles, o restaurante que serve aos alunos fechou as portas há 5 meses, faltam materiais para as aulas práticas, as bolsas de estudos estão atrasadas, os laboratórios estão em péssimas condições, parte da biblioteca não funciona porque os computadores quebraram, o fardamento entregue aos alunos deixou de ser distribuído e falta até água nos bebedouros.

Proposta é pressionar a direção do Ifal-Maceió a tomar uma posição.

Resposta encaminhada ao blog pela direção do Ifal

A Direção Geral do Instituto Federal de Alagoas, Ifal Campus Maceió, vem a público prestar esclarecimentos diante de algumas informações publicadas por meio de redes sociais e da imprensa.

Tendo como base a responsabilidade e o compromisso desta gestão com os nossos alunos e com todos aqueles que compõem o Ifal Campus Maceió, viemos informar ao público e à comunidade acadêmica que todas as providências necessárias estão sendo tomadas para sanar alguns desafios enfrentados pela Instituição, especialmente em tempos de restrições orçamentárias::

1. A manutenção dos condicionadores de ar está sendo realizada por empresa contratada pelo Ifal há duas semanas.

2. A empresa para manutenção dos bebedouros assinará contrato na próxima semana, quando a manutenção dos equipamentos será iniciada. Enquanto os procedimentos são realizados, bebedouros serão disponibilizados na rampa de acesso às salas de aula do bloco principal.

3. A entrega do fardamento, iniciada pelas turmas de primeiros anos, terá continuidade amanhã (12/03), quando será entregue por escalas aos alunos e às alunas das demais séries.

4. As bolsas de pesquisa já foram pagas. Auxílios previstos pela política de Assistência Estudantil do Instituto já tiveram a fase de pagamento processado e aguardam a chegada de recursos financeiros para efetivo depósito, o que deverá ocorrer no próximo mês.

5. O processo de licitação para contratação de empresa para fornecimento de alimentação já foi submetido a análise e parecer da Procuradoria Federal e está em atendimento a diligência. Posteriormente será marcada a sessão pública para realização do Pregão Eletrônico. Enquanto os trâmites ocorrem, alunos e alunas em condições de receber o auxílio são prontamente atendidos por uma bolsa alimentação.

6. Processos de compras de equipamentos e material de consumo para laboratórios encontram-se em andamento e podem ser consultados na Diretoria de Administração ou na Diretoria de Ensino. Já foram adquiridos materiais e maquinário destinados às Coordenações de Estradas, Edificações, Engenharia Civil e Mecânica. Ainda encontram-se em andamento os processos de compras nas áreas de Design, Química, Eletrotécnica, Alimentos, Artesanato e Eletrônica. Este último em fase de conclusão para ir a pregão.

A gestão do Campus informa, ainda, que permanece à disposição para atendimento aos alunos e que mantém abertos os canais de comunicação com o grêmio e representantes de turma para prestar esclarecimentos, sanar dúvidas e ouvir sugestões.

Pedimos desculpas por todos os transtornos causados e ratificamos nossa disponibilidade ao diálogo. Estamos trabalhando para atender a todas as demandas o mais rápido possível. Grata pela compreensão de todos,

Atenciosamente,
Jeane Maria de Melo
Diretora Geral – Ifal Maceió

SOBRE O AUTOR

..