Os principais líderes divergem sobre a melhor estratégia para combater o PT, mas nenhum deles deu as caras até agora nos comerciais de televisão que o PSDB colocou no ar esta semana.
Com dez inserções de 30 segundos cada por dia, as peças criadas pelo publicitário Stalimir Vieira começaram a ser exibidas em todas as emissoras de TV do país na quinta-feira. Neles o principal partido de oposição dispensou os políticos e vem utilizando atores anônimos para terceirizar críticas ao governo.
O primeiro personagem foi um jovem com sotaque nordestino, roupas simples, típico representante do povão que antes não viajava de avião, citado esta semana por FHC no manifesto O papel da oposição. Empurrando o carrinho de bagagem em algum aeroporto, o rapaz manda bala:
Olha os aeroportos! Ninguém faz nada! Estão esperando o que? As obras atrasarem bastante para ficarem muito mais caras? E a gente? Nós vamos pagar por tudo isso e ainda por cima passar vergonha?
Os dois comerciais terminam com a mesma advertência: É preciso abrir o olho. Tem muita coisa errada por aí. No segundo, a personagem dona de casa reclama dos preços que estão subindo no supermercado, acenando com o fantasma da volta da inflação.
O governo disse outro dia que não vai mais controlar a inflação. Por que não quer ou por que não sabe? O que esta turma andou aprontando?. As indagações são feitas pela moça sem citar as fontes, com ar de desafio, lembrando que o PSDB acabou com a inflação em 1994.
A assinatura dos comerciais é meio estranha: A gente não cobra cargos. A gente cobra competência. Cobrar competência, tudo bem, todos nós cobramos. Mas cobrar cargos me parece um direito dos partidos aliados que estão no governo, e não da oposição, por suposto.
Vocês viram estes comerciais na TV? Qual foi a impressão dos leitores do Balaio?