BLOG

Apesar de Divaldo, o Espiritismo não é “de direita”

Analisar materiais midiáticos relacionados às questões que envolvem Espiritismo é um desafio de grande responsabilidade, mas precisamos fazer análises, sim! Precisamos também questionar alguns pontos, refletir sobre outros, porque é deste movimento que a racionalidade desponta, com sua assertiva.

Deste modo, foi analisando um material escrito por Ana Carolina Soares, publicado na Veja São Paulo, que pontuamos a escrita trazendo mais uma vez o médium baiano (mas muito ligado a São Paulo) Divaldo Franco, que já conta com 92 anos e nesta encarnação não demonstra acompanhar os movimentos que sugerem atualização na compreensão da vivência espírita, que não se prende somente às ações assistenciais.

Mesmo sabendo que multidões de adeptos e simpatizantes do Espiritismo ainda não conseguiram deslocar o olhar das questões ligadas à assistência social como expressão única da fé, e por esta razão se tornaram combatentes contumazes de qualquer espírita que questione esta base única de salvação, é importante não se deixar intimidar por tais ataques, principalmente neste exato instante, no qual o nosso país voltou a plantar miséria em ampla escala.

Não é possível omitir o alto grau de personalismo que a matéria intitulada ‘ “Médium de direita”, Divaldo Franco ganha o segundo filme’ confere ao personagem. Algo que mistura egolatria com fascinação, mostrando aos bons entendedores o que não se deve fazer em nome da doutrina jamais.

Como posicionamento político ativo e assumido, contrário à midiatização de um médium com posicionamentos políticos reprováveis do ponto de vista humanitário e progressista – haja vista ser o mesmo apoiador de Moro e Bolsonaro – protagonistas da necropolítica que oprime nosso país- não fui assistir ao filme.

No entanto, a forma como a matéria repercute o mesmo, apenas confirma a idolatria a Divaldo Franco.

Em exibição numérica das ações assistenciais que a instituição criada e dirigida pelo médium oferece, a intencionalidade discursiva desloca a Mansão do Caminho dos nichos históricos e sociais da realidade brasileira, onde a desigualdade, exclusão e empobrecimento planejado por equipes políticas e econômicas (muitas delas incrustadas em São Paulo) mantém legiões de necessitados, em situação de ampla injustiça e encabrestamento eleitoral.

Por esta razão, não é dignificante louvar a prática assistencialista, em detrimento da consciência política; assim como, não é verdadeira caridade receber de ricos mantenedores de políticas predatórias, grandes somas em dinheiro para aplacar a miséria que eles mesmos construíram, pintando injustiça social com o verniz da caridade.

As referências que a matéria faz ao relacionamento de Divaldo com Chico, não motiva aprofundamento da nossa parte, pois intriga não é algo interessante para nossa reflexão, no entanto, a referência à Herculano Pires, pede um tanto mais de leitura, pesquisa e compreensão, para conhecer o que movia tão digno kardecista brasileiro quando questionava a mediunidade de Divaldo, fato este, exposto no texto.

A maneira como Divaldo folga em ser “de direita” e todo envolvimento que possui com a família Dória, nos leva a concordar com a fala de Dora Incontri, coordenadora da Associação Brasileira de Pedagogia Espírita, quando esta diz: ‘ Ele influencia muita gente, e como se porta como líder, parece que toda nossa comunidade segue seu pensamento, o que não é verdade’.

E se isto não é verdade, é graças à Doutrina codificada por Allan Kardec, que inclusive, orienta os médiuns sobre assédios e tentações.

O livre arbítrio nos permite a todos manifestar a presença no mundo como nos apraz, e nesta linha, a sobriedade de quem escolhe atuar na busca de justiça social, inclusão e libertação dogmática da fé, guia nossas escolhas; e declaramos que se Divaldo Franco é “de direita” o Espiritismo não pertence a “direita” nem nos impede de ser “de esquerda”.

Com amor e utilizando a inteligência para questionar representações infiéis, seguimos com Jesus e Kardec, por um mundo com justiça social.

20 respostas

  1. Rivaldo é a personificação de tudo o que um espírita NÃO deveria ser. Kardec estaria envergonhado de ver um adepto de sua doutrina aliando-se ao que de pior existe em nosso país: Aécio, Bolsonaro, Dória. Kardec pediu que fôssemos críticos com tudo e com todos. Pois bem. Divaldo faz um péssimo papel e NÃO representa o Espiritismo. Graças a Deus.

  2. A doutrina espírita baseia se na caridade. Sempre. Contestar o auxílio aos mais necessitados em função de ideologia é um absurdo. Dar atendimento integral a milhares de pessoas é auxiliar o mundo. Ter diferenças com o médium é um direito do articulista mas negar a essência do espiritismo. Um dos seus maiores méritos que ajudar ao próximo como a si mesmo, não se coaduna com um espírita.

    1. “Por esta razão, não é dignificante louvar a prática assistencialista, em detrimento da consciência política; assim como, não é verdadeira caridade receber de ricos mantenedores de políticas predatórias, grandes somas em dinheiro para aplacar a miséria que eles mesmos construíram, pintando injustiça social com o verniz da caridade”

  3. Caridade não se resume a assistencialismo. Temos que lutar para que todos tenham oportunidades iguais, para que não seja mais necessário o assistencialismo individual.

    1. Tudo isso nos. Deixa atônitos, nem dá pra acreditar no que está acontecendo. Se realmente Divaldo Franco está procedendo de forma equivocada, resta aos espíritas orar por ele, mas não apoiar seu comportamento.

  4. Ser progressista ou conservador não deveria ter implicações na religião, são escolhas pessoais e não venham dizer que um é o lado do bem o outro o lado do mal, Divaldo líder religioso é fantástico, ainda que suas convicções políticas sejam questionáveis, isso nunca vai deturpar seu legado religioso. A caridade também está em termos essa compreensão.

  5. Não entendi a proposta desta matéria, que para mim é muito tendenciosa. Divaldo é um homem de paz, nunca vi ele mencionar política em suas palestras. Vocês estão fugindo do que prega a Doutrina espírita, que é a transformação do ser humano para melhor. Não existe outro conceito que não seja este! E sem a caridade não há salvação, e pelo que sei ele o faz da melhor forma, dedicando sua vida aos necessitados, e sem dúvidas um grande divulgador da Doutrina pelo Mundo!

  6. Se crucificaram o Mestre Jesus…
    Divaldo tem razão, a melhor resposta dará o tempo, não tem nada a ser dito, só muitas preces e compaixão por estes irmãos ainda adormecidos. Jesus ilumine suas consciências .

  7. Acho que o Divaldo deveria ler os livros de um espírito que, foi um crítico social agudo, inclusive citando Karl Marx . “O pensamento de homens e mulheres audaciosos, como Allan Kardec, Charles Darwin, Karl Marx, Sigmund Freud, Marie Curie, Albert Einstein, produziu uma revolução de tal porte nos conceitos e costumes das criaturas, que até hoje tentam adaptar-se ao novo mundo por eles descoberto.” Uma tal Joanna de Angelis.

  8. Esse senhor em sua ultima encarnação, como PIERRE-GAETAN LEYMARIE foi o coveiro do espiritismo na França, por deixar se levar pela vaidade, trair Kardec e a doutrina.
    Veio neste encarnação com o dom da palavra para auxiliar a divulgar e ensinar o espiritismo, porém mais uma vez deixou-se levar pela vaidade, querendo se igualar a Chico, piscografar, etc… Cobra altíssimos valores por suas palestras, muito luxo, dentre outros…. Escreve livros da própria mente, as obras necessárias para o estudo da doutrina, já foram disponibilizadas por Kardec e Chico, sem alongar… mias uma vez perdendo nesta encarnação corrigir seus erros realizados enquanto Leymarie.

  9. Nem de esquerda o espiritismo é. Jesus não se posicionou politicamente. Daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.

  10. Direita x esquerda tem a ver com administração da sociedade, economia mais ou menos planificada, maior ou menor liberdade de mercado, políticas impositivas. Ser cristão e espírita da, ao día de hoje (provavelmente no futuro algumas contradições fiquem esclarecidas) margem para ter opiniões diversas dentro desses temas.

    Discriminação, crueldade com animais, deboche com pessoas, mentir, atacar a cultura e a educação como tais não é esquerda x direita, não é opinião. É estar fora de restrições mínimas de humanidade.

    Não estamos, hoje, divididos por opinião nem por projeto de sociedade. Estamos frente a gente que está fora das restrições mínimas de humanidade e que quer retroceder ao feudalismo ou ainda pior.

  11. Quanto besteirol,par em de falar neste bens, parem de criar polêmicas, parem de falarem e escreverem bobagens sem saberem dos fatos,porque não se calam, ao invés de escreverem bobagens, incitando mentes vazias!!

  12. Tirar uma foto configura ser de esquerda ou de direita? Chico Xavier recebeu Collor por educação e isso nao o faz de “de direita”. E, afinal, o que significa ser “de esquerda”? No Brasil, ser de esquerda significa ser Marxista, defender o ideal do Comunismo.

    Vejamos o que o Evangelho Segundo o Espiritismo diz sobre o comunismo:
    Capítulo XVI do Evangelho Segundo o Espiritismo, item 8: ”A desigualdade das riquezas é um dos problemas que inutilmente se procurará resolver, desde que se considere apenas a vida atual. A primeira questão que se apresenta é esta: Por que não são igualmente ricos todos os homens? Não o são por uma razão muito simples: por não serem igualmente inteligentes, ativos e laboriosos para adquirir, nem sóbrios e previdentes para conservar. É, aliás, ponto matematicamente demonstrado que a riqueza, repartida com igualdade, a cada um daria uma parcela mínima e insuficiente; que, supondo efetuada essa repartição, o equilíbrio em pouco tempo estaria desfeito, pela diversidade dos caracteres e das aptidões; que, supondo-a possível e durável, tendo cada um somente com que viver, o resultado seria o aniquilamento de todos os grandes trabalhos que concorrem para o progresso e para o bem-estar da Humanidade; que, admitido desse ela a cada um o necessário, já não haveria o aguilhão que impele os homens às grandes descobertas e aos empreendimentos úteis. Se Deus a concentra em certos pontos, é para que daí se expanda em quantidade suficiente, de acordo com as necessidades.”

    Vejamos o que temos sobre o assunto vindo da psicografia de Chico Xavier: No livro Brasil Coração do Mundo Pátria do Evangelho, o espírito Humberto de Campos destrói o marxismo e diz que o capitalismo é o sistema chamado pelo alto para encaminhas as nações para o progresso, essa mensagem esta no capítulo 30 do livro, que é o último: ”Nesta época de confusão e amargura, quando, com as mais justas razões, se tem, por toda parte, a triste organização do homem econômico da filosofia marxista, que vem destruir todo o patrimônio de tradições dos que lutaram e sofreram no pretérito da humanidade, as medidas de repressão e de segurança devem ser tomadas a bem das coletividades e das instituições, a fim de que uma onda inconsciente de destruição e morticínio não elimine o altar de esperanças da pátria. Que o capitalismo, visando à própria tranquilidade coletiva, seja chamado pelas administrações ao debate, a incentivar com os seus largos recursos a campanha do livro, do saneamento e do trabalho, em favor da concórdia universal

  13. Estou EXTREMAMENTE ENTRISTECIDO E DECEPCIONADO.
    A doutrina espírita NÃO É PALANQUE POLITICO!!!
    QUE VERGONHA!!
    Aquele que associa correntes políticas filosóficas à Doutrina está no lugar errado!
    Sejamos equilibrados!
    Parem com essa palhaçada!
    O Planeta precisa de espiritas que AME PESSOAS e não FILOSOFIAS QUE PROVOCAM ÓDIO E COMPETIÇÃO!
    DEVERIAM SENTIR VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    ISSO NÃO É SER ESPIRITA!
    que vergonha.

SOBRE O AUTOR

..