Alagoas: um dos estados com maior crescimento de milionários

E o que é que é que Alagoas tem?

Observatório da Imprensa

A revista Veja [18/1/12] ergue um monumento à glória de Eike Batista em reportagem sobre “a nova leva de milionários brasileiros”. Trata-se de pauta repetitiva. Periodicamente, revistas se encantam com a emergência de empreendedores e de milionários. Ora na Veja, ora na Exame, ora na Época, uma certa fascinação, ou ilusão, mais do que pedagogia capitalista, procura enxergar a “boa notícia”.

Nada contra boas notícias, desde que a narrativa seja equilibrada, dê conta de outros aspectos da mesma realidade, no caso o contexto socioeconômico do Brasil.

Um gráfico informa na reportagem quais são os nove estados em que mais cresceu em oito anos o número de milionários, estimados hoje pela revista em 145 mil pessoas. São estados com população relativamente pequena, onde o número de muito ricos também o é. Daí as taxas mais altas de crescimento do plantel de milionários. A revista não informa o número absoluto de milionários por estado.

Alagoas na berlinda

Chama a atenção que Alagoas ocupe (com o Espírito Santo) a segunda posição em porcentagem (61% de crescimento; em primeiro lugar está Santa Catarina, com 76%). Qual o tamanho da economia de Alagoas? Em 2008, segundo o IBGE, o estado ocupava o 21º lugar em tamanho do PIB entre as unidades da Federação. E a situação social medida pela renda per capita? Pior, só os inabaláveis Piauí e Maranhão.

Leia mais

.