BLOG

Alagoas, Covid-19: Decreto do Governo é ‘iniciativa grave, mas louvável’, diz chefe interino do MP

O procurador-Geral de Justiça interino, Sérgio Jucá, não se assusta com a resistência de alguns comerciantes alagoanos em fecharem as portas no primeiro dia do decreto de emergência, assinado pelo governador Renan Filho (MDB).

O avanço da pandemia no mundo, os casos registrados no Brasil e as medidas de proteção em Alagoas estão dentro dos planos contra a doença:

“As inevitáveis resistências sucumbiram diante da grave situação que enfrentamos em Alagoas e no Brasil. A compreensão prevalecerá com o passar de dias amargos”.

De casa, Sérgio Jucá acompanha os efeitos do decreto. Ele falou ao blog pelo Whatsapp:

Vi os efeitos do decreto de emergência do governador, algumas lojas relutando em cumprir. O senhor deve estar conversando com muita gente, essa situação de resistência persiste ou vai cedendo?
A medida é de prevenção à expansão da transmissão comunitária do vírus. Iniciativa grave, mas louvável. O momento exige a adoção de medidas severas para conter a propagação do corona. A providência, que tem o apoio do Ministério Público, além de conscientizar a população sobre os efeitos da terrível pandemia, objetiva salvar vidas preciosas.

No exercício interino do cargo de Procurador-Geral de Justiça, também adotei medidas severas. Não aceitei a sugestão de paralisação, mas instituí o trabalho remoto, com o atendimento presencial em casos excepcionais.

O Ministério Público não fechou as portas e continua atuando em defesa da sociedade.

Tudo está dentro daquilo que vocês imaginaram ou há quem mais resista neste momento?
As inevitáveis resistências sucumbiram diante da grave situação que enfrentamos em Alagoas e no Brasil. A compreensão prevalecerá com o passar de dias amargos.

De maneira pragmática- como o senhor aliás age: nas condições de hoje, nossos órgãos de saúde, incluindo hospitais, postos, estão preparados para enfrentar essa pandemia?
Não, se ocorrer a disseminação do vírus. As nossas unidades de saúde ficariam colapsadas. Daí a importância das medidas de prevenção.

Alguma recomendação especial?
O isolamento social é fundamental. Temos de ficar confinados no seio familiar. Vamos nos proteger uns aos outros. É uma prova de amor ao semelhante.

SOBRE O AUTOR

..