BLOG

AL: 20 mil alunos formados em 10 anos em faculdades cheias de polêmicas

Faculdades com sede em outros estados ofertam cursos em Alagoas que deveriam ser presenciais, ou seja, ministrados apenas nos lugares onde elas são autorizadas a funcionar pelo Ministério da Educação, é o que mostram José Pereira e Tiago Correia, em série de reportagens na TV Pajuçara

Ao mesmo tempo, 20 mil alunos foram formados, ao longo de 10 anos, em Alagoas, em cursos como Pedagogia, Serviço Social e Educação Física. Os alunos entravam nestas faculdades com a promessa de diploma emitido por uma outra instituição de ensino superior. Daí vem a polêmica: diplomas que têm validade para o MEC, mas a formação destes alunos é considerada precária.

Os polos destas instituições estão em prédios alugados, geralmente escolas. As aulas são aos finais de semana. Quem faz Educação Física, por exemplo, sai destas faculdades sem noções de Anatomia, por exemplo, requisito fundamental, mostra o Conselho Regional de Educação Física.

Os professores não têm vínculos empregatícios com estas faculdades; os diplomas, algumas vezes, demoram anos para serem emitidos aos alunos, mesmo após eles estarem formados. E estas faculdades continuam a funcionar, regadas a muito dinheiro.

Veja mais

SOBRE O AUTOR

..