Administradora economiza 48 mil copos e 2 milhões de litros d’água com medidas simples

Sem descartáveis e menos lavagens de garagens, empresa comemora o dia do meio ambiente

Administrar de forma sustentável, diminuindo impactos ao meio ambiente e, ao mesmo tempo, reduzindo custos, tem sido uma das principais preocupações dos gestores empresarias no Brasil. Em Alagoas, o Grupo Ferreira Hora tem apostado nesse sistema de gestão cujo desafio é continuar crescendo, mas com soluções ecologicamente responsáveis.

Segundo uma pesquisa do Instituto Ilos, especializado em logística empresarial, seis em cada dez empresas nacionais sentem que as mudanças climáticas já produzem impacto diário em sua cadeia produtiva.

Foi pensando nisso que, só no último ano, a empresa deixou de lançar no meio ambiente cerca de 48 mil copos descartáveis e economizou por volta de 2 milhões de litros de água através de medidas simples: a troca de copo plásticos por canecas de louça e a redução da lavagem das mais de 170 garagens dos condomínios nos quais a empresa administra.

A ação realizada pela diretoria do grupo empresarial, onde trabalham cerca de 40 funcionários, inicialmente causou estranheza. “Tudo é costume, né? No começo a gente estranhou, o descartável era mais prático porque era só usar e jogar, mas compreendo que essa ação de entregar canecas para nós, os funcionários, gerou menos destruição ambiental”,  revelou Jane Barros, secretária da empresa.

No ano passado, quando os níveis dos reservatórios de água estavam 60% abaixo da média do ano anterior a Paclar,  administradora de condomínio do Grupo Ferreira hora, resolveu reduzir as lavagens das garagens aos quais administrava. O resultado foi a economia de mensal de mais  de mil litros por condomínio.

Para o diretor do grupo, Ferreira Hora, ações como essas serão a cada dia mais comuns entre os empresários. “Hoje me dia não há como se administrar sem pensar na responsabilidade ambiental. É um crime você pegar água tratada para lavar calçada enquanto existe gente no sertão morrendo de sede”, disse Ferreira.

Em um breve comparativo, se cada casa situada em áreas de extrema seca utiliza aproximadamente 22 litros de água por dia, só a quantidade economizada pela Paclar, abasteceria cerca de 9 mil famílias.

Fonte: Assessoria

.