BLOG

A cor do crime

A última propaganda do governo de Alagoas sobre a questão da segurança pública traz uma cena que no mínimo, pode ser considerada de extremo mau gosto, quando na verdade, revela todo o preconceito, racismo e determinismo estrutural de fracasso social de uma classe e de uma etnia.
Entre as cenas bem montadas de homens dignos perantes viaturas, exibindo fardamento e passando o caráter respeitável que certamente nossa polícia possui, puseram um jovem negro e pobre sendo jogado no camburão, como sinal de combate à violência.
Teor preconceituoso extremo, digno de as entidades representativas da luta negra entrarem com ação para remover aquela representação espúria…é também risível! Quem acredita que o crime em Alagoas é fruto da ação desses jovens, devem trabalhar muito próximo ao governo ou ser alienado demais.
O crime em Alagoas é branco!
Aquela imagem, na verdade, mostra a vítima dos desgovernos sucessivos que transformaram nosso estado em um bolsão de miséria, engolindo o futuro da nossa juventude, deixando-a à mercê do tráfico que a acolhe e dela se utiliza até o fim.
Não, senhores governantes e governados alagoanos, não são os garotos da periferia quem promove o histórico de morte que nos assola; embora em muitos casos estes garotos sejam armados pelo poder para executar alguns, principalmente por contarem com os benefícios do Estatuto da Criança e do Adolescente para criminosos juvenis.
Assim sendo, fica registrada a indignação diante do uso de verbas públicas para reforçar o preconceito contra os jovens negros alagoanos e a afirmativa de que essa estratégia não nos convence.
Por último uma sugestão: gaste-se dinheiro com educação, saúde, moradia digna, acesso à cultura, ao emprego, e veremos outra cena se configurar.

SOBRE O AUTOR

..