6,5 mil militares na segurança do carnaval

Praças e municípios ficarão sob a guarda de PMs

6,5 mil militares- 1.034 deles na região metropolitana- vão fazer a segurança no carnaval da sexta-feira (17) até a Quarta-Feira de Cinzas. O esquema foi mostrado nesta terça-feira.

“Todo o planejamento foi feito para atender a demanda nos locais de folia. A intenção, como em todos os anos, é proporcionar um Carnaval de paz e segurança para as famílias que vão brincar de forma tranquila esta que é uma das principais festas do calendário brasileiro”, ressaltou o comandante-geral da PM, coronel Luciano Silva.

Segundo ele, o policiamento não será reduzido no carnaval.

“Nos pontos de folia será empregado reforço de outras unidades, de setores administrativos e de assessorias militares”, disse o comandante do Policiamento da Capital, coronel Gilmar Batinga.
De acordo com o CPC, além da Praça Moleque Namorador, do Pontal da Barra, e outros bairros de Maceió onde acontecem os tradicionais desfiles de blocos, o reforço da PM estará nos municípios onde o fluxo de pessoas aumenta consideravelmente devido aos shows e blocos carnavalescos. São eles: Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Pilar, Satuba, Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco, Rio Largo, Barra de Santo Antônio e Paripueira.

Para facilitar o emprego do efetivo, o Comando da Capital dividiu o policiamento nestas cidades em quatro grandes regiões. Destaque para Paripueira (Região III – Zona Norte) e Barra de São Miguel (Região !V – Zona Sul), onde são realizados os maiores carnavais do Estado. Diariamente, a cidade do Litoral Sul receberá o reforço de 83 policiais, 13 viaturas, duas motocicletas e sete conjuntos da Regimento de Polícia Montada – Cavalaria.  Já em Paripueira, o reforço diário é de 70 policiais militares, além de dez viaturas e seis conjuntos da Cavalaria.

Em Pilar e Marechal Deodoro, a atenção estará voltada mais pelo dia já que ficou ajustado com a Prefeitura que os shows e a passagem de blocos se estenderão até, no máximo, as 20h em Pilar e 22h em Marechal. “Apesar deste acordo, o CPC assegurou que o policiamento continuará sendo realizado após o fim dos eventos.

Já nos outros municípios do interior de Alagoas, o policiamento compreenderá pontos onde, historicamente, o Carnaval leva uma grande quantidade de foliões. Dentre as cidades, estão Coruripe, Penedo, Traipú, Palmeira dos Índios, Piaçabuçu, São Miguel dos Campos, Jequiá da Praia, Atalaia, Viçosa, Maragogi, União dos Palmares, Murici e Joaquim Gomes. Nestes locais, o efetivo será de pouco mais de 2,3 mil policiais.

O embarque da tropa para o interior será às 6h30 desta sexta-feira (17), no pátio interno do Quartel do Comando Geral da PM, no Centro. Durante os quatro dias outras frações viajarão para os municípios mais próximos e que fazem parte do Comando de Policiamento da Capital. O retorno da tropa está previsto para acontecer na quarta-feira (22).

.