BLOG

Roda de Conversa no Sindprev – força da mulher trabalhadora

O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Previdência, Seguro Social e Assistência Social – SINDPREV, em Alagoas, promove uma Roda de Conversa mensal, como realização da Secretaria da Mulher apoiada pela Secretaria dos Aposentados, partes de sua própria estrutura organizacional.

Arlene Farias, da Secretaria da Mulher, afirmou que a Roda de Conversa é uma ação muito importante, pois envolve as mulheres com o objetivo de incentivar participação e interação com temas correlacionados às causas e questões da mulher trabalhadora, visando conscientização, organização e mobilização da base.

A ação promove encontros entre mulheres aposentadas e outras que ainda estão na atividade laboral, inclusive com participação de convidadas.

No último encontro, do qual participei como visitante, a palestrante Lucia Maria dos Santos, que além de ser do Sindprev também faz parte da Secretaria de Formação da CUT, abordou a temática: “Gênero e Sexo – Aspectos conceituais e seus desdobramentos”.

O interesse das mulheres presentes foi intenso, com muita participação, resgate de memórias, análises de contextos, conjunturas, e principalmente, com energia e disposição para trocar saberes, ensinando e aprendendo umas com as outras, sem distinção.

O espaço sindical como proposta de formação e fortalecimento de laços relacionais, é por certo, um desdobramento inteligente das lutas comuns, em tempos de ódio e deserção da esperança. É um cultivo importante para o presente e o futuro das trabalhadoras!

SOBRE O AUTOR

..