Vice-presidente do TRE diz que Palmeira dos Índios está 'acabada' e acusa governador de 'proteger' prefeito James Ribeiro

Um pedido de vistas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acabou gerando uma série de acusações da vice-presidente do tribunal, desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, mirando até no governador Teotonio Vilela Filho (PSDB).

O processo se referia à compra de uma ambulância para a cidade de Igaci em 1996, quando o prefeito a cidade era Petrúcio Barbosa. O prefeito foi condenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) porque, na hora de prestar contas sobre a compra de uma ambulância, mostrou documentos sobre materiais médicos.

Por causa deste processo, Petrúcio teve o registro de candidatura negado pela Justiça Eleitoral. Ele é candidato a prefeito em Palmeira dos Índios.

O Governo Federal assinou convênio com o Estado, que assinou um subconvênio com Igaci. Deu R$ 21 mil e uma ambulância ao município.

“Ora, o gestor recebeu a ambulância e o dinheiro que sobrou comprou equipamentos médicos”, disse o advogado de Petrúcio Barbosa, Fábio Ferrário. “Por isso, a prestação de contas foi do material médico. Só que o TCU queria a ambulância. Ora, a ambulância foi dada pelo Estado. Porque teria de ter outra?” perguntou o advogado.

Elisabeth

Foi neste momento que, ao votar, a vice-presidente do TRE começou a fazer críticas. Acusou o TCU e o Tribunal de Contas do Estado de serem “tribunais políticos”. E citou o ex-ministro do TCU, Guilherme Palmeira e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Toledo (PSDB), que quer ser conselheiro do TC Alagoas.

“Estes tribunais têm políticos que querem descansar”, disse. Falou ainda que nestes tribunais ganha o cargo quem tem “trânsito entre deputados e senadores”.

Elisabeth chegou a Palmeira dos Índios aos quatro anos de idade, onde cresceu. “Senhores, Palmeira está acabada. Estou falando de lugares que conheço. As contas do prefeito de Igaci não foram aprovadas pelo Legislativo?”.

“Se os senhores quiserem vou amanhã mesmo a Igaci e tiro fotos da ambulância. Ela está lá. O recorrente desta ação é o PSDB, partido do governador. Esse prefeito que está em Palmeira nem a maioria dos votos ao governador no primeiro e no segundo turnos [na eleição para o Governo, em 2010], o prefeito fez. O governador quer proteger seu candidato, tem a mania de enviar aquelas ambulâncias da Fiat, que são pequenas”, disse Elisabeth.

O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) apoia a reeleição do tucano James Ribeiro, atual prefeito de Palmeira.

No julgamento, ela disse que até um irmão dela precisou de uma ambulância na cidade, mas foi negado o atendimento. “Acordei até o governador”, disse.

A reação de Elisabeth gerou resposta do procurador eleitoral Rodrigo Tenório, que negou “conluio político” no julgamento da ação.

“Os fatos que a senhora vivenciou não estão no processo”, disse Tenório.

Após uma rápida discussão entre os desembargadores do TRE, o juiz federal Francisco Wilder pediu vistas da ação. Antes dele votaram o relator, Antônio Carlos Gouveia (pela negativa do registro a Petrúcio Barbosa), Henrique Teixeira (a favor do registro) e Elisabeth (favorável ao registro).

8 respostas

  1. Nada contra Petrúcio Barbosa, mas é uma demagogia sem tamanho uma desembargadora, ao realizar um julgamento claramente baseado em convicções políticas, acusar o TCU de fazer o mesmo. Não há razão em haver um órgão que administre a justiça se os procedimentos são atropelados em uma suposta defesa da democracia, da moralidade e de outros ideais que, apesar de nobres, são utilizados como fundamento para todo tipo de abuso.

  2. Que postura equivocada da desembargadora, para justificar o seu voto favorável a um prefeito envolvido em corrupção.
    Enquanto isso, votou pela condenação do Ronaldo Lessa por vingança.
    Lamentável!

  3. Para que serve a lei da ficha limpa… dessa formas todos ficamos desacreditados na justiça… e a Desembargadora deveria ser imparcial… (isso é uma vergonha)!!!!!!!

  4. Eu espero que se o canidatura do ronaldo foi impugnada,a do petrucio tbm tem q ser.pra que serve a lei da ficha limpa.particularmente estou ficando desacreditado na lei.se fosse um ladrao de galinha ou de um pacote de cafe ja teriam sidos julg.e cond.

  5. gostaria que algum orgao responsavel vinhesem olhar a situaçao da ambulancia de palmeira dos indios! é uma vergonha!! ou melhor é um ferro velho! que estava no patio da sesau.só de multa tem 23 mil reais, nunca foi emplacada e nao consta no documento como ambulancia. só uma curiosidade, porque a policia rodoviaria federal nao fiscaliza esses veiculos? ( ambulancias)que acima de tudo ainda andam com dez a doze pessoas dentro!

.