Tereza Nelma quer implantação de Rede de Atendimento para pessoas com Autismo

Cerca de 1.600 pessoas com autismo em Maceió estão carentes de assistência

Da assessoria

A deputada Federal Tereza Nelma (PSDB-AL) apresentou, na sexta-feira (28), um Plano De Rede Integrada de Cuidados a Pessoa com Transtorno do Espectro Autista elaborado, em três dias, por equipes técnicas da Saúde, Educação e Assistência Social com apoio da especialista em Autismo, Doutora em psicologia, Viviane de Leon.

Tereza Nelma destinou emenda para que os profissionais das três secretarias municipais fossem capacitados com o objetivo de atender a pessoa com TEA. A deputada, que já tem um trabalho reconhecido na área da Pessoa com deficiência, vem se engajando nessa ideia há mais de um ano defendendo sempre a necessidade do município criar uma Rede de atendimento para a pessoa com TEA. “Queremos que as famílias tenham estrutura de atendimento para seus filhos autistas. Sem atendimento, sem acompanhamento eles tem crises, se machucam e as famílias se desestruturam. Queremos que essas crianças e jovens se desenvolvam e tenha qualidade de vida. Entregamos o plano para ser executado e me coloco à disposição para ajudar”, disse a parlamentar.

A especialista Viviane de Leon ministrou o curso: A Organização dos Serviços para Pessoas com TEA a partir dos princípios do ensino estruturado – Intersetorialidade Saúde, Educação e Assistência Social, durante os dias 26, 27 e 28 de maio.

“As três áreas precisam estar integradas; o diagnóstico precoce é fundamental. É inaceitável que nos dias de hoje ainda existiam crianças de quatro, seis anos de idade sem diagnóstico; após o diagnóstico entra a participação fundamental dos educadores, dos estímulos para que o autista seja um cidadão capaz de contribuir, de ser sociável, de ter amigos, de ter uma vida com dignidade e isso só é possível com a intervenção precoce”, disse Viviane.

A vereadora Teca Nelma, que tem atuado em defesa das pessoas com deficiência, assistiu a apresentação e ao elogiar também destacou a urgência em implementar ações para o atendimento das pessoas com autismo. “Quero parabenizar a todos os envolvidos nessa iniciativa porque é de grande importância o que está sendo construído aqui”, disse a vereadora.

O secretário Municipal de Assistência Social, Carlos Jorge, disse, após apresentação do Plano, que se trata de um tema muito sensível e desafia a gestão. “É uma causa muito importante, que nos confronta, mas é um direito e temos que ter esse compromisso no sentido de colocar isso pra funcionar e da assistência a esse público”, destacou Carlos Jorge. O encontro também contou com a presença da secretária de Saúde do município, Célia Fernandes.

“Foi uma grande contribuição da deputada que proporcionou aos profissionais uma experiência muito rica no que se refere ao acompanhamento da pessoa autista. Tenho certeza que a prefeitura vai buscar atender da melhor maneira”, disse Célia.

Plano

O Plano utiliza uma metodologia baseada no modelo TEACCH propondo o acompanhamento com base em práticas científicas. A ideia é proporcionar a estimulação necessária conforme a necessidades cada indivíduo. Estima-se que hoje cerca de 1.600 pessoas com TEA estejam sem tratamento, porém, de acordo com a avaliação dos técnicos, esse número deve ir para 4 mil tendo em razão da subnotificação pela falta de atendimento. A proposta do plano é que os Centros de Reabilitação tenham seus pacientes subdivididos por idade para que sejam atendidos separadamente conforme for a faixa etária.

.