BLOG

Surto de dengue no país e o caso Miss Eulalia

Organização Mundial de Saúde alerta para o surto de dengue pelo qual o país passa, como sendo o maior da história.

Até o início de abril de 2024, mais de 1.100 mortes revela uma taxa inédita de letalidade. Com registro de 3.000.000 de casos, quando no mesmo período do ano passado não chegou a 600.000.

Quase 100% dos municípios brasileiros já registram a ocorrência de dengue.

Infectologistas consideram as mortes por dengue, como evitáveis, desde que existam estruturas possíveis para serem utilizadas no mesmo certo do processo infeccioso, mas também existem ações preventivas que passam pela responsabilidade do poder público até chegar no cidadão.

Além dos processos dolorosos que envolvem dores articulares intensas, a infecção pode desencadear outras formas de sofrimento, como a Síndrome de Guillain Barré.

A artesã Juliane Carvalho Eulália, dona do perfil Miss Eulalia nas redes sociais, que enfeita o Brasil inteiro com sua arte encantadora, está intubada e seu marido expõe nas redes comovente texto:

“Aqui é o marido da nossa Ju quem escreve. Hoje não tem beleza e nem criatividade. Hoje cedo, depois de 3 dias internada, ela precisou ser intubada. Está em Barbacena no Hospital Regional diagnosticada com a Síndrome de Guillain Barré, desencadeada por infecção de Dengue. Esta sem os movimentos e sensibilidade abaixo da cabeça.

Ela me ensinou a coragem de ser uma pessoa sem medo de mostrar os sentimentos. Por isso venho aqui pedir a vocês , que sempre tiveram o maior carinho com minha esposa, para unirmos nossos corações em oraçăo para que ela retorne para a missão da vida dela, que é espalhar beleza e poesia nesse mundo. Obrigado a cada uma de vocês. Fé em Deus.”

Enquanto vibramos pela recuperação da jovem Juliane, também percebemos o silêncio de algumas instituições sobre a ameaça que voa sobre as nossas cabeças, como por exemplo, no estado de Alagoas, onde existe a prevalência de um sistema de mascaramento da realidade que não ajuda em nada a população.

O surto de dengue é uma ameaça real e precisa ser enfrentada com algo mais que silêncio e retórica pró-governantes.

É saúde pública em jogo mais uma vez, já que a vacina não alcançou ainda grandes patamares e outras ações emergenciais precisam ser levadas a cabo.

SOBRE O AUTOR

..