Sebrae Alagoas colabora com seleção de grupos produtivos do IFAL Campus Piranhas

Associações, cooperativas e empresas foram selecionadas por edital para recebimento de assistência tecnológica

João Paulo Macena – Savannah Comunicação Corporativa

Foto: arquivo do Ifal Piranhas

Fortalecendo sua missão de fomentar o empreendedorismo no Sertão Alagoano, a Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Delmiro Gouveia indicou grupos produtivos e associações acompanhadas pela instituição para a participação no Edital IF Mais Empreendedor Nacional, promovido pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL) – Campus Piranhas. Alguns dos grupos já selecionados participam de projetos como AgroNordeste-AL e Alagoas Maior e receberão pacote de soluções do Sebrae além de assistência tecnológica através do IFAL, a partir do dia 07 de junho.

O trabalho feito pelo IFAL Piranhas vai garantir acompanhamento e orientações de modo a reduzir dificuldades na produção, melhorar o acesso a mercado e incentivar práticas mais sustentáveis para garantir a estabilidade econômica dos produtores, principalmente após o cenário pandêmico da Covid-19.

A equipe do projeto atenderá os empreendimentos agrícolas e atuará desenvolvendo ações ligadas à agricultura irrigada, uso econômico e sustentável de insumos agrícolas, técnicas de cultivo e da administração rural junto aos grupos selecionados.

O gerente adjunto da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Delmiro Gouveia, Vitor Pereira, destaca que o Sebrae Alagoas irá montar um pacote de soluções para que essas organizações se desenvolvam ainda mais enquanto empresas. Vitor lembra que esse apoio ainda ajuda a fortalecer a parceria com o IFAL e todo o Ecossistema Local de Inovação do Sertão Alagoano.

“Essa aproximação é muito estratégica para nós como parte do ecossistema e com a relação de parceria com o IFAL que é uma entidade de fomento do desenvolvimento territorial do Sertão com suas unidades de Piranhas e Santana do Ipanema. Elas são muito próximas do Sebrae e, com isso, acabamos gerando conhecimento e essa oportunidade de negócio para esses empreendimentos que serão acompanhados”, afirma.

O diretor-geral do IFAL Piranhas, Antônio Iatanilton, enfatiza que a parceria entre o Sebrae e o IFAL – Campus Piranhas é de máxima importância para ampliação da área de atuação do Instituto, a fim de promover o desenvolvimento regional e a inclusão social.

“Essa parceria amplia os espaços de cooperação através do Ecossistema de Inovação do Sertão e dos setores públicos e produtivos envolvidos, nas várias cadeias de desenvolvimento, principalmente, na agropecuária, agroindústria e formação de técnica de atores importantes nesses processos”, pontua.

O diretor também reforça que o Sebrae, através da Agência de Delmiro Gouveia, tem sido parceiro do Campus Piranhas na construção do projeto da Célula Incubadora de Empreendedorismo e na implantação do Laboratório IFMAKER, laboratório de prototipagem, que será o primeiro no sertão de Alagoas. “Esses espaços serão importantes no processo de desenvolvimento e de inovação, ampliando as ações do IFAL com o setor produtivo e público”, conclui.

As organizações selecionadas pelo edital foram:

Cooperativa dos Produtores de Mel, Insumos e Produtos da Agricultura Familiar – Coopeapis

Associação Municipal dos Jovens Rurais – Terra Jovem

Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas Ltda – CPLA

Associação Cooperação Agrícola do Assentamento de Lameirão – ACAAL

Associação de Pequenos Produtores da Comunidade Picos

Associação de Pequenos Agricultores da Fazenda Araçá – Nattupolpas

Associação do Desenvolvimento Comunitário do Povoado Lagoinha – Doces Lagoinha

Associação Comunitária de Moradores e Produtores Rurais do Povoado Canafístula de Delmiro Gouveia – AL

Associação Rural São João Batista da Comunidade Pedrão

Associação de Desenvolvimento Comunitário do Distrito São Sebastião – Acadss

Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar de São José da Tapera e Região – Coopcaf

Associação de Atitude – Criadores, Produtores e Beneficiadores de Produtos Agropecuários de Nova Esperança II – Atine

Atendimento remoto

A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *