Roberto Benigni, do clássico ‘‘A Vida é Bela’’, é homenageado no Festival de Veneza.

Vanderlei Tenório

O ator, comediante e diretor italiano Roberto Benigni, indicado ao Oscar de Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e ganhador do Oscar de Melhor Ator, em 1999, pelo filme ‘‘A Vida é Bela’’, foi homenageado com o Leão de Ouro pelo conjunto de sua obra, durante a 78ª edição do Festival de Veneza, iniciada ontem (1).

O prêmio foi entregue pela diretora ganhadora do Oscar de Melhor Roteiro Original, Jane Campion (‘‘O Piano’’), que destacou o talento cômico, esperançoso e sincero de Benigni, um dos artistas mais populares da Itália. “Neste momento difícil para diretores e para pessoas de todo o mundo, Roberto Benigni é necessário”, disse ela.

Ao receber a homenagem, Benigni dedicou a honraria à sua esposa, Nicoletta Braschi, com quem faz “tudo junto há 40 anos”.

“Só posso dedicar o Leão pela carreira a Nicoletta: é dela. Eu me prendo na cauda, as asas são dela, talento, mistério, charme e feminilidade. Você emana luz, amor à primeira vista, aliás visão eterna”, declarou o artista italiano.

Durante seu pronunciamento, Benigni ainda brincou dizendo que merece um “gatinho” em vez de um leão. “Não é uma emoção, é mais: é um sentimento de amor que sinto e que gostaria de retribuir 10 vezes”.

A ANSA recorda que com 68 anos, Benigni é conhecido pela versatilidade e já estrelou mais de 30 longas em sua carreira, dos quais o mais célebre é ‘‘A vida é Bela’’, também dirigido por ele e que lhe rendeu o Oscar de melhor intérprete masculino e melhor filme estrangeiro, fora a indicação ao Oscar de melhor diretor e melhor roteiro original.

Em seu trabalho mais recente no cinema, o ator interpreta Geppetto na adaptação de Matteo Garrone para o clássico infanto-juvenil ‘‘Pinóquio’’.

O Festival de Veneza, que teve a cerimônia de abertura ontem, acontecerá até o próximo dia 11 de setembro.

* Com informações da Agência Italiana de Notícias (ANSA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *