BLOG

Repudiar condenação de ativistas é urgência, Brasil!

Como podemos fechar os olhos para o que aconteceu essa semana em nosso país, com a criminalização e condenação de líderes que se expressaram nas manifestações de 2013 e 2014?

São 23 ativistas sociais condenados a prisão, pelo juiz Flávio Itabaiana, que no auge do golpe parlamentar/judiciário/midiático que assola a face da esperança, incrementa o clima repressor e mergulha a democracia brasileira nas profundezas medievais.

O que eu tenho a ver com isso?

Tudo! Porque como brasileiros recebemos o golpe desferido contra qualquer líder social, que defenda direitos civis e liberdade de expressão.

Prender ativistas sociais é calar a nação na força da lei, disseminar a lei do silêncio.

Utilizar a lei para transformar lideranças em formadores de quadrilhas e corruptores de menores é no mínimo expressar o analfabetismo democrático que o judiciário brasileiro ostenta, como se fosse bonito fazer feio perante a história.

Mas o reflexo disso se estenderá por estes dias e dentre as muitas perdas que o cenário do golpe nos traz, esta decisão a qual ainda cabe recurso, representa a ponta do iceberg da ditadura que se cristaliza e em pouco tempo poderá ser tocada , se não houver reação.

Liberdade de expressão é condição sine qua non do espírito democrático. Por isso, nosso repúdio à condenação dos ativistas.

SOBRE O AUTOR

..